Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Educação financeira exclui pessoas de baixa escolaridade e idosos

Apenas 6% das ações direcionadas a educar a população para as finanças comportamentais estão concentradas nas regiões Norte e Nordeste. Foi essa uma das conclusões do 1º Mapeamento Nacional de Iniciativas de Educação Financeira, divulgado nesta terça-feira (15), em São Paulo. Em contrapartida, as regiões Sul e Sudeste concentram 87% de todas as ofertas regionais de orientação para o uso consciente das finanças. A pesquisa da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) ouviu 317 iniciativas no País, das 803 mapeadas.

O levantamento identificou uma lacuna que precisa ser preenchida por práticas futuras de formação financeira, na opinião da presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), Silvia Moraes, que apresentou o estudo. “As regiões Norte e Nordeste têm um alto índice de vulnerabilidade social e receberam atenção especial do governo para sua inclusão social e produtiva. Isso mostra a urgência para que a região seja mais atendida pelas iniciativas existentes”, observou.

A pesquisa também concluiu que adultos e jovens com ensino médio e superior são os maiores beneficiados pelas práticas de educação financeira, apesar de tais medidas não apontarem restrições quanto à idade e o nível educacional das pessoas orientadas. “As ações focam o cidadão economicamente ativo, mas é importante pensar em públicos em situação mais vulnerável, como idosos e moradores de áreas menos assistidas”, comentou a presidente da AEF.

Na visão da executiva, o público idoso carece de orientação por estar mais exposto ao crédito e por ter passado a viver mais e consumir mais. O mesmo ocorre com pessoas de nível educacional mais baixo, que tiveram maior acesso ao crédito nosúltimos anos.O mapeamento mostrou, ainda, que 60% do público atendido pelas iniciativas é composto por pessoas físicas, ao passo que a quantidade de pessoas jurídicas é bem inferior (39%), evidenciando menos iniciativas de orientação para o empreendedor no País.

Ambiente virtual lidera abordagem com o público

O meio virtual representa 78% dos recursos utilizados para a abordagem das ações com o público, enquanto que 48% das práticas utilizam jornais, revistas e folhetos para se comunicar. O estudo também identificou quarto perfis de iniciativas de educação financeira no Brasil, de modo que 31% são voltadas para o público jovem e infantil, focadas na formação de longo prazo.

Outros 24% são representados por consultorias especializadas; 25% das ações partem de entidades que promovem medidas ligadas a programas governamentais e 20% correspondem a empresas públicas e privadas que abordam o tema para estreitar a relação com clientes.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido