Passar por um período de dificuldades financeiras não é nada agradável. E todos que já tiveram esta experiência (ou estão passando por ela) sabem que esta situação traz consigo alguns efeitos colaterais, que acabam influenciando outros aspectos de nossa vida.
Mas, afinal, é possível evitar que problemas financeiros contagiem o ambiente de trabalho?
Bem, não há como pensar no indivíduo vivendo em dois mundos totalmente independentes, o pessoal e o profissional. Estes mundos se inter-relacionam. é muito difícil que um estresse financeiro não interfira na vida profissional. Entretanto, podemos tentar minimizar esta influência. Aqui vão algumas dicas:
1. Encare o problema de frente, sem ficar fugindo do assunto. Quanto mais cedo se reconhece que está com problemas financeiros, melhor, para não deixar que a situação vire uma bola de neve.
2. Seja o mais transparente possível, não somente na empresa, mas com todos os envolvidos, seja família, amigos ou até mesmo os credores. Particularmente, no ambiente de trabalho, uma conversa aberta e sincera seria o primeiro passo a ser realizado. Isto demonstra em primeiro lugar que o funcionário está consciente da sua situação financeira. E depois, mostra pró-atividade e disposição para sair desta situação.
3. Outro aspecto a ser considerado é: com quem conversar na empresa? Se você se sente confortável em discutir este assunto com seu chefe, ele pode ser o primeiro a ser contatado. Caso contrário, procure o departamento de Recursos Humanos para verificar se há algum programa de assistência ou aconselhamento financeiro. Por fim, procure algum aconselhamento profissional.
4. Faça um levantamento completo das dívidas e estabeleça um plano para quitá-las, ou ao menos administrá-las de uma maneira menor. Muitas vezes pode se descobrir que o problema nem é tão grave assim. Além do mais, um maior senso de controle sobre seus problemas poderá ajudar a amenizar o estresse.
5. Busque ativamente uma melhor Educação Financeira. Com a crise atual, começam a ser disponibilizados muitos livros, revistas e reportagens sobre o assunto. Escolha um assunto que mais lhe interesse e mãos à obra! Um cuidado: apesar de tentadores, fuja dos que ofereçam soluções muito simples e rápidas, quase milagrosas, ou então respostas prontas eúnicas para todas as situações. Esta é uma área onde as respostas deverão ser construídas de acordo com o momento de vida e objetivos de cada um.
Pode parecer difícil, mas não desanime! E lembre-se, todo este processo o ajudará a lidar com o dinheiro de modo consciente, conhecendo as implicações de suas decisões e tendo uma atitude equilibrada.
Fonte: Minhas Economias
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]