Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Investimentos: resultados e perspectivas

O ano de 2016 foi marcado por grandes eventos “não previstos” e que têm o poder de impactar o rumo da história. No âmbito internacional os dois principais foram: o “Brexit” – referendo que culminou na decisão do Reino Unido sair da Zona do Euro – e a vitória de Donald Trump nas eleições americanas. No Brasil tivemos o impeachment, o que alterou as expectativas dos agentes econômicos de forma positiva. Assim, o mercado financeiro brasileiro terminou de uma forma otimista, com juros (Selic) em 13,75%, o Real valorizou 17% em relação ao Dólar, fechando em R$ 3,26 e a bolsa de valores (Ibovespa) encerrou 2016 com 60.227 pontos, valorização de 39% no ano.

Investimentos PREVIG 2016 (Plano PrevFlex) – Apesar de toda volatilidade e mudanças bruscas de cenário, a PREVIG conseguiu, com uma estratégia mais defensiva, agregar valor ao patrimônio:

Segmento Renda Fixa (95% do Patrimônio) – retorno de 14,09%, o que representa 101% do CDI. A escolha por um posicionamento mais conservador diante de grandes alterações no cenário econômico diminuiu a volatilidade da carteira de renda fixa.

Segmento Renda Variável (3% do Patrimônio) – retorno de 19,17% versus 38,94% do índice Ibovespa. A equipe monta para o segmento uma estratégia que busca um retorno superior ao Ibovespa no médio e longo prazos.

Resultado dos Perfis de Investimento:

Perfil Renda Fixa: 14,26% Perfil Mix I: 14,43%
Perfil Mix II: 15,11% Perfil Mix III: 15,76%

Perspectiva para 2017 – No âmbito internacional, as atenções estarão voltadas aos Estados Unidos, qualquer alteração mais brusca afeta todos os países de maneira direta e indireta. No cenário doméstico, o ano inicia com a expectativa da retomada do crescimento da economia com a convergência da inflação à meta de 4,50% e a consequente redução da Selic. A projeção de PIB (Focus BC) para 2017 aponta em 0,5%, inflação IPCA de 4,70% perto do centro da meta definido pelo BC (4,50%) e taxa Selic terminando o ano em 9,50%.

Mensagem da Gestão – O ano de 2017 tende a ser bem volátil no mercado financeiro. Diante de tantas incertezas, mantemos um posicionamento mais conservador, com baixa exposição a créditos privados e mantendo o perfil da carteira bem líquido a fim de aproveitar oportunidades.

Confira o significado dos termos

PIB (Produto Interno Bruto): representa todos os bens e serviços produzidos em determinado período. | IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo): índice de inflação que mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços para famílias que ganham entre 1 e 40 salários mínimos. | Selic: taxa de juros básica da economia. Definida pelo Banco Central e balizadora de todas as outras taxas de juros da economia. | CDI (Certificado de Depósito Interbancário): é a taxa de juros média que os bancos cobram para emprestar para outros bancos. Referência para comparar investimentos em renda fixa no Brasil. | Ibovespa: principal indicador de desempenho da bolsa de valores brasileira. Mede a variação de preços de uma carteira teórica de ações.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido