Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 4
04/12/2020

Livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro

Ensinar os filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro é uma das grandes preocupações dos pais. Afinal, o aprendizado deve se refletir na organização financeira dessa criança no futuro.

Para Cássia D’Aquino, autora e especialista em educação financeira, e Carol Sandler, sócia da assessoria de investimentos Ella’s e fundadora do site Finanças Femininas, um dos pontos fundamentais é adaptar os conhecimentos sobre finanças para a realidade da criança. “A complicação é a gente que inventa. Há uma linguagem mais acessível e objetiva, é preciso pautar o assunto na realidade da criança”, diz Carol.

Já para Cássia, que é autora dos livros Dinheiro compra tudo?, Como falar de dinheiro com seu filho e Ganhei um dinheirinho, ouvir as crianças é fundamental. “Quem determina quando a conversa deve ser iniciada é a própria criança. Ao pedir algo, ela já compreendeu a existência do dinheiro. Esse momento anuncia que a criança está pronta para receber os primeiros ensinamentos sobre o assunto.”

é importante ressaltar que, embora seja importante ouvir a realidade do filho e adequar os ensinamentos financeiros aos questionamentos da criança, os pais não podem esquecer que suas falas e, principalmente suas ações, terão grande impacto na vida do filho.

“O exemplo dos pais é muito importante. De nada adianta ter um discurso severo e rigoroso se ele mesmo não faz isso na sua vida. As palavras puxam, mas os exemplos empurram”, observa o consultor financeiro Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro.
Confira as principais sugestões de livros dos três especialistas a seguir:

“Turma da Keka – Vamos prosperar! Finanças e empreendedorismo para pais e filhos” – Valores Editorial

Escrito pelo economista Marcos Silvestre em parceria com sua filha, Rachel Silvestre, o livro tem formato de quadrinhos e conta com sete histórias que abordam conceitos de finanças e empreendedorismo. O título ainda conta com um material extra de orientações para que pais ou educadores possam explorar as histórias em conjunto com as crianças.

“Crise financeira na floresta” – Geração Editorial

De autoria de Ana Paula Hornos, palestrante e educadora financeira, o livro propõe uma releitura da fábula A Cigarra e a Formiga, ensinando as crianças a economizar desde cedo para, no futuro, serem adultos bem-sucedidos. O livro mostra a importância do trabalho e do ato de poupar recursos, além de abordar os perigos do consumismo desenfreado e do impacto das dívidas no planejamento financeiro.

Valores como solidariedade, honestidade e ética fazem parte das discussões propostas pelo título, que conta ainda com lições práticas sobre como evitar gastos desnecessários com o consumo de bens supérfluos.

“Como se fosse dinheiro” – Editora Salamandra

O livro de Ruth Rocha pode ser uma lição de responsabilidade sobre o real valor da moeda para a criança. A história do livro se baseia em um dono de lanchonete de uma escola que usa balas e chicletes para dar de troco aos alunos, dizendo que as guloseimas são “como se fosse dinheiro”. A narrativa se desenrola quando as crianças passam a acreditar na frase e a levar diversos itens diferentes para pagar os lanches na escola, o que causa desconforto para o proprietário do negócio.

O livro apresenta uma reflexão importante sobre como apenas cédulas e moedas possuem valor real como dinheiro e que essa informação deve ser repassada para as crianças da forma mais clara possível.

“O dinheiro: aprenda a cuidar do seu brincando” – Editora Callis

O livro da escritora Cristina Von promete explicar a origem do dinheiro, além de termos como salário, imposto, orçamento e outros nomes do mundo das finanças de forma simples, para que as crianças possam assimilar facilmente.

O título possui material didático para que pais e educadores acompanhem a criança na leitura e conta também como uma parte destacável para recorte com simulações de moedas, notas, folhas de cheque e cartões de crédito com o objetivo de auxiliar, de forma prática, na compreensão dos temas.

“Como conquistar seu próprio dinheiro” – Synopsys Editora

Escrito pela planejadora financeira Eliane Jaqueline Metzner e seu filho, Erico Debesaitis Metzner, o livro conta a história de um garoto de 12 anos que precisa se organizar com o dinheiro da mesada. O enredo é baseado na vida de Erico, que recebe dos pais uma semanada desde os seis anos e a administra sozinho. Hoje com 15 anos, o jovem continua a escrever livros sobre finanças pessoais e divide seu tempo entre as carreiras de autor, palestrante e aluno do ensino médio.

“Sim! Dinheiro é assunto para crianças!” – Editora Scrittore

Calil indica o livro de autoria de Carlos Eduardo Costa diretamente para os pais que desejam ter uma conversa amigável e didática com os filhos sobre dinheiro, mas ainda não sabem como. A premissa de “Sim! Dinheiro é assunto para crianças!” é que o livro ajude os pais a tratar com naturalidade o assunto com seus filhos, com a máxima de que crianças que aprendem o valor do dinheiro se tornam adultos mais bem preparados.

“Educação financeira na família: como falar de dinheiro com crianças” – Editora Roca

Escrito pelas psicólogas Andreza Maria Neves Manfredini Tobias e Ceneide Maria de Oliveira, este é um livro voltado tanto a especialistas quanto aos pais, ao abordar a forma como as famílias lidam com o dinheiro e como conversar sobre o tema com as crianças. O título mostra como os filhos podem colaborar e compreender a economia, o consumo e demais aspectos ligados ao uso do dinheiro para a formação de uma boa educação financeira.

Fonte: Allan Gavioli – InfoMoney

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido