Veja como.
1 – Networking para todos: a regra geral
Por definição, networking representa uma espécie de rede em que os envolvidos mantêm uma relação de troca de experiências e informações como forma de impulsionar a carreira. Segundo a diretora de marketing da consultoria de recursos humanos LHH|DBM, Caroline Pfeiffer, essa rede deve presumir uma troca genuína e um bom conhecimento do outro, ou seja, por mais que você já tenha trocado algumas palavras com o presidente da empresa na festa da firma ou em outro evento, não espere que com isso ele vire seu “amigo”.
Invista, porém, em um bom relacionamento com seus pares, da mesma área e de equipes diferentes. é com eles que você poderá partilhar os acontecimentos do dia a dia e, quem sabe, dar e receber dicas sobre promoções abertas e outros assuntos ligados à empresa e ao mercado.
2 – Networking para novatos
Para quem é novo na empresa, a confraternização de fim de ano pode ser uma boa oportunidade para conhecer pessoas e mostrar a personalidade. “Neste caso, o bom senso é essencial. Não é preciso sair pela festa cumprimentando e falando com todo mundo. Fique com seu grupo ou peça para um amigo em comum apresentá-lo a quem você quer conhecer. Tudo isso com muita educação e leveza”, explica a especialista Caroline Pfeiffer.
3 – Networking para insatisfeitos
Já quem vê na festa da firma uma oportunidade de preparar o terreno e partir para outra área da empresa deve ficar mais atento. De acordo com Caroline Pfeiffer, da consultoria LHH|DBM essa não é uma boa hora para tocar no assunto. “Prefira uma conversa mais leve e pontue no papo algumas boas conquistas do ano. Falar de vez para um gestor que deseja ir para a área dele, pode pegar mal. Deixe para uma hora mais apropriada no trabalho”, conclui ela.
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