Convido você a refletir sobre o quanto o mundo é impactado pelo consumo gerado pelas crianças e adolescentes. Pense o quanto eles influenciam nas compras que a família realiza.
Agora observe que os pais sem limites, sem educação financeira, não contribuem na formação e muito menos, na independência de seus filhos.
Como afirma Cássia D’Aquino, educadora de crianças, “colaborar para que os filhos cresçam tão conscientes quanto possível das escolhas que fazem, aptos a ponderar sobre elas, de modo a querer e arcar com as suas conseqüências, é uma das tarefas mais importantes e delicadas a serem desempenhadas pelos pais”.
Se a criança for progressivamente educada de tal modo que consuma de forma consciente, e perceba o valor de poupar, então, como pais e educadores, estaremos contribuindo com a formação de cidadãos que entendem a diferença entre querer e precisar.
Essas pessoas terão condições de serem realmente independentes, e na vida adulta, terão uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro.
Os pediatras como apoiadores da educação financeira
E os Pediatras neste contexto, como ficam? Eles não ficam, pois já estão atuando, contribuindo e defendendo, cada vez mais, a prevenção.
O pediatra é o primeiro geriatra de um ser humano. Como muitos dos bebes que estão atendendo hoje viverão 100 anos, uma orientação transformadora sobre nutrição, saúde e bem-estar faz parte do seu dia a dia, especialmente nos consultórios.
E ao falar em bem-estar, reforçamos a qualidade de vida, que é resultado de uma boa nutrição, prática do exercício físico regular e por que não também do equilíbrio financeiro, pautado no consumo consciente e na formação de poupança e investimentos que permitam desfrutar uma vida mais plena, em cada uma de suas fases.
Dicas para tratar deste assunto com as crianças
Conclusão
Pediatras e pais, eu tenho uma proposta: sempre que possível, vamos plantar e regar uma semente da prosperidade? Vamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida das nossas crianças?
Por que não aproveitamos o trabalho de promoção da saúde para também promover a construção da sustentabilidade econômica e financeira destes pequenos, de forma complementar? Sempre é hora de aprender e praticar! Façamos a nossa parte.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]