Foram eventosúnicos, com grande impacto de curto prazo, e com potencial de modificar as tendências de médio/longo prazos. Todo evento de curto prazo que tem o poder de alterar as expectativas médio/longo prazo deixa os mercados bem voláteis devido a seu caráter imprevisível. Quando os agentes econômicos de alguma forma não conseguem fazer previsões sobre o rumo que a economia vai tomar, o preço dos ativos perde referência e oscila de maneira brusca. Foi esse o cenário nesse primeiro semestre de 2016.
Em relação à gestão dos investimentos da PREVIG, o posicionamento continua conservador, tanto em Renda Fixa como em Renda Variável. O cenário extremamente complexo e desafiador para a economia brasileira nosúltimos tempos levou a Entidade a adotar tal postura. A PREVIG acredita que a carteira atual de investimentos consegue defender de eventuais eventos negativos nos mercados assim como permite capturar oportunidades de médio/longo prazos que podem surgir.
Já os investimentos do plano BD e BSPS são compostos quase que na totalidade por títulos públicos indexados à inflação. Esses títulos têm por objetivo proteger da inflação futura e fazer frente ao pagamento de benefícios. Nesse tipo de plano de benefícios o objetivo é proteger as oscilações do passivo (benefícios) com o ativo (investimentos), de forma a ter um plano equilibrado, como estão os dois planos.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]