Os museus de Florianópolis/SC concentram a memória da cidade em ricos acervos, fazendo destes pontos turísticos uma parada obrigatória, confira quatro opções para se inspirar:
Museu Histórico de Santa Catarina
Sediado no Palácio Cruz e Sousa, o sobrado suntuoso cor-de-rosa foi construído pelo então governador Brigadeiro José da Silva Paes. Localizado em frente à Praça XV de novembro e a Catedral de Florianópolis, o prédio chama a atenção por sua arrojada arquitetura.
E isso já vale a visita por si só, pois a grande atração é a própria casa e seus belos jardins. Mas vale prestar atenção no segundo andar: o teto é magnificamente rebuscado e o piso é trabalhado em marchetaria.
Construído originalmente no século XVIII, o “Palácio Rosa”, como é carinhosamente conhecido, serviu de residência aos governadores de Santa Catarina até o século XX. Abre de terça à sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, abre no mesmo horário e fecha às 16h.
Museu Naval de Florianópolis
A maior coleção sobre o Império, no sul do Brasil, pode ser vista no Museu Naval de Florianópolis, no Forte de Santa Bárbara, região central da cidade. A história da Marinha, desde a sua criação até a Segunda Guerra Mundial, é contada pelas peças do acervo, que abriga equipamentos militares e instrumentos de navegação históricos – alguns deles são dos tempos do descobrimento do Brasil. Entre as relíquias estão objetos de uso pessoal de figuras históricas do país e uma réplica perfeita da máscara mortuária de Napoleão Bonaparte. Aberto de terça à sábado, das 8h às 18h.
Museu de Arte de Santa Catarina
Criado em 1949 com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) reúne obras de diversos artistas locais, formando uma verdadeira retrospectiva das artes visuais catarinenses.
O talento local é representado por nomes como Eduardo Dias, Malinverni Filho e Elke Hering, entre outros. Já a coleção nacional detém trabalhos realizados por artistas como Di Cavalcanti, Portinari, Djanira, Emeric Marcier, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Iberê Camargo e Tomie Ohtake.
E muitos outros nomes estão entre os trabalhos expostos, que podem ser apreciados de terça a domingo, sempre das 13h às 21h.
Museu Victor Meirelles
Victor Meirelles era um dos artistas favoritos do Imperador D. Pedro II. A casa onde o pintor nasceu e cresceu abriga hoje um museu, que leva o seu nome e fica no centro da cidade.
O sobrado oitocentista é bem reservado e abriga uma exposição permanente com pinturas aóleo, desenhos e aquarelas de diversas fases do pintor catarinense. O espaço realiza também exposições temporárias, com obras de outros artistas que tiveram influência ou relação com Meirelles. Aberto ao púbico de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e no sábado, funciona das 10h às 14h.
Fonte: Pousada dos chas
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]