Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Planejamento 2019: comece hoje mesmo

Já estamos no final do ano, por isso já é tempo para fazer um planejamento financeiro, sendo esse o grande segredo para não comprometer o orçamento em 2019.

Todos os anos, esse período é recheado de gastos, tanto nas compras de Natal e viagens de Ano Novo, quanto nas contas do início do ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, etc. Deixar tudo praúltima hora, com aquele velho pensamento de “depois vejo como vou pagar” é um dos maiores erros que as pessoas cometem, assim as nossas realizações, os nossos sonhos, são deixados em segundo plano.
Sabemos que nesse período temos o costume de desejar mudanças radicais em nossas vidas, as famosas “promessas de Ano Novo”, portanto proponho que comecemos a agir diferente desde já, aproveitando esse momento para inserir a educação financeira em nossas vidas.

Mesmo que possa parecer um pouco em cima da hora, quem não conseguiu ter um planejamento para as compras de fim de ano ainda pode não comprometer o orçamento além do permitido, ou seja, caso esteja em uma situação complicada, troque aquele presente mais caro por lembrancinhas ou então não tenha vergonha em não presentear ninguém, assim é possível retomar as rédeas das finanças ao longo do ano para que, no próximo, esteja em melhores condições para presentear.

Tenha em mente qual é a sua verdadeira condição financeira atual, para isso é válido o uso de planilhas, assim as informações poderão ser acessadas ao longo do ano com mais facilidade.

Veja algumas orientações para traçar um planejamento e conseguir ter uma relação mais saudável com o dinheiro o ano todo:

– Na ponta do lápis
Anote todos os compromissos dos próximos 12 meses, como datas comemorativas, pagamento de impostos (IPVA e IPTU), matrícula e material escolar, etc. Tenha em mente qual o valor a ser gasto com cada uma dessas atividades. Sabemos que esses números podem mudar ao longo do ano, mas é importante já ter uma ideia para se programar;

– Anote as parcelas
Caso tenha parcelas de compras feitas esse ano que se estenderão por 2019, elas também devem estar registradas nesse planejamento, para fazer parte do orçamento financeiro dos meses seguintes;

– Converse com a família
Não deixe de conversar com todos os integrantes da família, inclusive as crianças, para falar sobre os sonhos individuais e coletivos. Esse é um passo que pode mudar a forma como a família lida com o dinheiro, entendendo que ele é um meio para realizar sonhos. Trocar de carro, viajar ou sair das dívidas são alguns objetivos a serem considerados.

– Pesquise os sonhos
Procure saber quanto custam e fazer cotações até achar a melhor possibilidade de preços para realizá-los. Assim você estará tomando os primeiros passos para realizar sonhos, seus e de sua família. Isso é o planejamento, agir com antecedência;

– Reduza despesas
Façam um diagnóstico financeiro, ou seja, anote tudo o que for gasto ao longo de um mês, separando as despesas por categorias (energia elétrica, água, alimentação, combustível, telefone, etc.), para saber onde exatamente se pode diminuir ou até mesmo cortar. Todos nós temos, pelo menos, 20% de desperdício ou exagero nas contas. Assim também saberá como está gastando cada centavo do dinheiro;

– Cuidado com a inadimplência
Caso esteja inadimplente, é necessário fazer uma verdadeira faxina financeira, buscando pela causa do problema. Não adianta procurar o credor para pagar sem saber das suas possibilidades, do quanto possui para quitar as parcelas, então pode acabar se enrolando ainda mais. Reeduque-se financeiramente para realmente iniciar um novo ano, com uma vida nova.

Fonte: DSOP

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido