O cartão de crédito é sempre um problema. Primeiro a pessoa não consegue quitar e paga o mínimo, depois não consegue pagar o mínimo, entra no rotativo e já está feito. Não por acaso, mudaram as regras do rotativo agora. O consumidor precisa ser resgatado antes que fique inadimplente defende Daniele Cardoso, coordenadora do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne dados dos Procons.
A educadora financeira Laura Coutinho, sugere que se pense na imagem da balança para entender o caminho para o equilíbrio financeiro.
O consumo está em um prato, de um lado da balança, e a poupança, do outro. Na base está a renda, o salário. Esses dois pratos estão sempre em movimento. A gente não vive numa ilha, há fatores externos como inflação, a forma como funciona o sistema financeiro, que agem sobre as nossas contas sem que possamos fazer nada. O que precisamos é cuidar das questões pessoais, do orçamento e do planejamento do consumo explica a educadora.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]