Após anos de muito trabalho e produtividade chega a hora do descanso. Para muitas pessoas a tão sonhada sombra e água fresca é um alívio, mas para outras a idéia de ficar parado é um tormento. Foi pensando em como seria a vida pós-aposentadoria que os amigos Albertino dos Santos (Bel), 56 anos, e Everton Luiz Pacheco (Veto), 54 anos, começaram a idealizar o projeto de montar uma empresa quando ainda estavam na ativa. Casados, com um casal de filhos cada e uma história profissional muito parecida, os dois começaram suas atividades no setor de operação da Eletrosul de Tubarão na década de 70 e em poucos anos de trabalho foram transferidos para o laboratório de tratamento da água, onde permaneceram até o desligamento efetivo.
Apaixonados por pescaria, durante muitos anos Bel e Veto participaram dos torneios realizados pela Associação dos Funcionários da Tractebel Energia e Eletrosul (ASUS) e do Clube de Pesca da cidade. Mas em 2000, após um ano da aposentadoria, eles não dispensaram a parceria e resolveram levar o lazer mais a sério e montaram uma empresa de manutenção de equipamentos de pesca. A idéia surgiu após algumas competições e vários problemas com o material. Segundo Veto, para começar a atividade eles enfrentaram dificuldades. “O início não foi fácil, nosso escritório era a sala de casa. Mas com o tempo a empresa cresceu e hoje, além da sede própria, conseguimos atender a demanda de toda a região”, comenta. O empreendimento contou com a participação de outros colegas, mas como mudaram de cidade acabaram saindo do negócio.
Mais que uma ocupação, a iniciativa trouxe qualidade de vida para os amigos. Bel conta que trabalhar na aposentadoria é excelente. “Essa atividade foi fundamental para afastar o pânico de ficar parado. Aqui além de estar sempre em contato com o que gostamos de fazer e com os ex-colegas, conseguimos sair toda a semana para pescar”, diz.
A importância da Previdência Complementar
“é fundamental para complementar a renda do mês, ela deu estabilidade econômica para nós. Além dos benefícios que ela proporciona, a assistência que os trabalhadores recebem é maravilhosa. é muito bom não depender apenas do dinheiro da previdência social, todo o brasileiro deveria ter a complementação.”, comentam.
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]