Para conseguir, tem que ter foco. é o da analista de marketing Michele Reis. Ela começou a economizar há cerca de um ano para comprar a casa própria. “Não digo que é fácil, mas tenho um objetivo maior e não me arrependo. Algumas vezes, abro mão de pequenos prazeres por um maior, que é a casa própria”, diz.
Para isso, ela desenvolveu estratégias, uma delas é uma poupança automática no banco. “Reservei um valor que tem que ir para a poupança todo mês. Também cortei o cartão de crédito para evitar pequenos gastos que podem atrapalhar no orçamento”, conta. Outra estratégia é pedir descontos.
O planejamento financeiro virou hábito e até a filha de 5 anos passou a economizar. “Ela tem um cofre e já teve resultados. Depois de um ano, comprou uma bicicleta”, diz. O coordenador do curso de Ciências Econômicas da Newton Paiva, Leonardo Bastos, afirma que as pessoas deveriam economizar, só que muita gente tem dificuldade de guardar dinheiro. “Quando a educação financeira vira um hábito, economizar deixa de ser tão complicado”, observa.
Ele lembra que economizar pode trazer benefício para a saúde e para as relações familiares. “A boa saúde financeira pode ajudar na boa saúde física, mental. Afinal, a inadimplência pode gerar ansiedade e preocupações que interferem no rendimento no trabalho, que pode cair, além de favorecer brigas”, diz.
Bastos ressalta que comprar um produto sem planejamento pode trazer problemas. “Hoje, você comprou e está tudo bem, só que uma hora a conta vai chegar. Muitas vezes, você só postergou o problema”, diz.
Traçar meta faz poupador manter o foco – Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ter um objetivo que direcione a poupança também ajuda o poupador iniciante a manter a disciplina. “Quando temos um objetivo claro, como uma viagem bacana ou a compra de um carro, é mais fácil manter o foco. A visão de que se pode alcançar um objetivo maior torna os ajustes no orçamento mais palpáveis”, diz. “é preciso ter consciência de que não é possível ter tudo. é necessário guardar, seja para realizar um sonho”, afirma o economista Leonardo Bastos.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]