Atualmente, muitos são os ladrões da nossa atenção: redes sociais, smartphones e o famigerado Whatsapp, e-mails sem fim e, não bastassem todas essas distrações tecnológicas, ainda existem as muitas interrupções no trabalho, como os telefonemas e até colegas solicitando nossa atenção. Isso gera uma perda de tempo irreparável ao longo das nossas horas, dias e semanas.
A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas. Às vezes, duas horas extras com foco total no trabalho e livre de interrupções geram muito mais produtividade do que oito horas seguidas no horário comercial.
Gestão do tempo nada mais é que um ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente do tempo e das atividades. Você deve saber o quanto gastou e ainda vai gastar para executar determinadas tarefas; se não sabe, planeje.
O que faz você perder seu tempo?
No ambiente profissional, a produtividade é medida pelos resultados que cada colaborador gera para sua organização. Por isso, é muito importante prestar a atenção naquilo que anda roubando seu tempo.
Os desperdícios autogerados são mais fáceis de serem eliminados e basta um pouco de atenção para notá-los, são eles: desorganização (como está o seu local de trabalho? Ele é funcional e permite que você encontre tudo o que precisa facilmente?); procrastinação (o quanto você adia suas ações? Isso é algo comum, porém torna-se um problema quando impede o funcionamento normal de suas ações); incapacidade de dizer não (dizer sim para tudo pode gerar atividades em excesso e lhe deixar sobrecarregado.
A sobrecarga de trabalho gera mais cansaço e por consequência, menos produtividade e ladrões de tempo (quanto tempo você passa olhando e-mails, mensagens instantâneas e redes sociais? Hoje em dia é muito fácil se distrair e passar horas fazendo isso).
Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho?
Após identificar tudo aquilo que desperdiça seu tempo é hora de colocar a mão na massa. Há algumas práticas que podem ser executadas para melhorar sua produtividade. Um fato muito importante e que muitas pessoas não prestam atenção é que há horários ao longo do dia em que você produz mais. Alguns especialistas chamam isso de horário nobre. É aquele período em que você sente que desempenha melhor suas atividades.
Além disso, é preciso traçar planos das atividades a serem realizadas. Esta também é uma dica que varia para cada pessoa. Existem planos anuais, mensais, semanais e até mesmo diários. É preciso descobrir qual funciona melhor para você. Os planos servem tanto para definição de prioridades quanto um meio de consulta e referência. Além de servir como um ótimo organizador de tempo.
Fonte: Robson Camarg
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]