Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
Tempo de leitura: 2
14/05/2021

Mulheres e previdência: como cuidar do futuro?

Você já parou para pensar que, entre todas as pessoas, as mulheres devem dar muito mais atenção ao seu plano de previdência? Afinal, diversos fatores sociais, econômicos e demográficos impactam no planejamento financeiro do público feminino.

Sendo assim, listamos algumas reflexões para mostrar porque elas devem ser mais ativas no acompanhamento do plano previdenciário.

Preocupação com as finanças da família

Em um estudo da visão das mulheres sobre finanças familiares, elas desejam “poder dar mais” para filhos e netos. Muitas querem apoiar financeiramente outros membros da família, mas também há aquelas que não deixam de lado a autossuficiência.

Condição socioeconômica das brasileiras

Atualmente, elas comandam a vida financeira em quase metade das casas do país. Segundo dados do IBGE, são 34,4 milhões de mulheres responsáveis pela renda familiar. Por sinal, essa é uma situação muito diferente daquela que víamos há alguns anos.

Os desafios femininos no planejamento financeiro

Em média, a aposentadoria que é recebida pelas mulheres é menor do que a dos homens. Isto é, as chances são desiguais para conquistar uma renda adequada ao seu padrão de vida na aposentadoria.

Isso acontece por inúmeros motivos, entre eles:

  • As mulheres ainda recebem salários menores em comparação com os homens;
  • Elas têm mais interrupções na carreira, seja na gestação ou nos cuidados com os filhos;
  • Maior probabilidade de trabalhar em meio período, para conciliar com outras tantas tarefas;
  • E assim por diante.

Longevidade feminina

A expectativa de vida das mulheres é de 85 anos, enquanto a dos homens é de 82 anos. Elas cuidam mais da saúde, por exemplo. Com isso, o público feminino precisa ter uma renda que dure por mais tempo no pós-carreira.

A propósito, isso pode ser feito por meio da previdência complementar. Nesse sentido, aproveite para conferir um podcast que fala justamente sobre essas vantagens.

*link pra embedar* https://open.spotify.com/episode/47hkZpIPUGJpu9agZMQd6u?si=d6b913ec9f274687

Educação e escolhas financeiras das mulheres

A educação financeira costuma ser baixa, principalmente quando falamos das mulheres. Consequentemente, isso impacta na reserva financeira para a aposentadoria. Além disso, elas tendem a ter maior aversão aos riscos do que os homens. Assim sendo, muitas mulheres optam por investimentos mais conservadores e com menos retorno.

Previdência complementar e mulheres

A previdência privada tem um amplo leque de benefícios, sobretudo para quem já lida com muitos desafios no dia a dia. Alguns exemplos são:

  • Incentivo fiscal no Imposto de Renda, para abater as contribuições no IR;
  • Facilidade na sucessão patrimonial, sem ter a necessidade de inventário;
  • Independência financeira, para não depender apenas do valor do INSS;
  • Proteção familiar, com possível cobertura para casos de morte e invalidez;
  • Gestão especializada para administrar os recursos previdenciários com eficácia;
  • E muito mais.

Por fim, recomendamos a leitura na íntegra do guia de previdência complementar para mulheres. E lembre-se: a PREVIG está sempre ao seu lado, para te ajudar a se preparar para o futuro, com mais qualidade de vida e segurança financeira.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido