Você já parou para pensar que, entre todas as pessoas, as mulheres devem dar muito mais atenção ao seu plano de previdência? Afinal, diversos fatores sociais, econômicos e demográficos impactam no planejamento financeiro do público feminino.
Sendo assim, listamos algumas reflexões para mostrar porque elas devem ser mais ativas no acompanhamento do plano previdenciário.
Em um estudo da visão das mulheres sobre finanças familiares, elas desejam “poder dar mais” para filhos e netos. Muitas querem apoiar financeiramente outros membros da família, mas também há aquelas que não deixam de lado a autossuficiência.
Atualmente, elas comandam a vida financeira em quase metade das casas do país. Segundo dados do IBGE, são 34,4 milhões de mulheres responsáveis pela renda familiar. Por sinal, essa é uma situação muito diferente daquela que víamos há alguns anos.
Em média, a aposentadoria que é recebida pelas mulheres é menor do que a dos homens. Isto é, as chances são desiguais para conquistar uma renda adequada ao seu padrão de vida na aposentadoria.
Isso acontece por inúmeros motivos, entre eles:
A expectativa de vida das mulheres é de 85 anos, enquanto a dos homens é de 82 anos. Elas cuidam mais da saúde, por exemplo. Com isso, o público feminino precisa ter uma renda que dure por mais tempo no pós-carreira.
A propósito, isso pode ser feito por meio da previdência complementar. Nesse sentido, aproveite para conferir um podcast que fala justamente sobre essas vantagens.
*link pra embedar* https://open.spotify.com/episode/47hkZpIPUGJpu9agZMQd6u?si=d6b913ec9f274687
A educação financeira costuma ser baixa, principalmente quando falamos das mulheres. Consequentemente, isso impacta na reserva financeira para a aposentadoria. Além disso, elas tendem a ter maior aversão aos riscos do que os homens. Assim sendo, muitas mulheres optam por investimentos mais conservadores e com menos retorno.
A previdência privada tem um amplo leque de benefícios, sobretudo para quem já lida com muitos desafios no dia a dia. Alguns exemplos são:
Por fim, recomendamos a leitura na íntegra do guia de previdência complementar para mulheres. E lembre-se: a PREVIG está sempre ao seu lado, para te ajudar a se preparar para o futuro, com mais qualidade de vida e segurança financeira.
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]