No Plano PrevFlex (CD) da PREVIG, é possível escolher entre sete modalidades de investimentos*. Essas opções trazem mais flexibilidade nas estratégias de alocação de recursos do plano previdenciário.
A propósito, cada modalidade tem suas respectivas operações, que podem incluir: renda fixa, renda variável, fundos multimercados e assim por diante. Portanto, há diferentes indicadores de referência para acompanhar a performance desses investimentos.
Esses são os parâmetros usados na PREVIG para analisar o desempenho das modalidades de investimentos. Aliás, tais parâmetros também são conhecidos como benchmark:
CDI
Nas aplicações de renda fixa, a referência é o Certificado de Depósito Interbancário. Trata-se de um título emitido por bancos, acompanhando de perto a taxa básica de juros (Selic). Ele serve para que as instituições financeiras emprestem e, também, tomem recursos entre si, tendo como prazo de vencimento apenas um dia útil.
Ibovespa (Ibov)
Já para as aplicações de renda variável, o referencial é o Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo. Esse índice está baseado em um sistema de pontos que mede o desempenho das ações de maior volume financeiro listadas na Bolsa. No caso, a oscilação do mercado de ações impacta no ganho de capital (valorização do preço de uma ação) e no rendimento (dividendos e juros de capital).
INPC
Por fim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está relacionado com a inflação, pois mede a variação dos preços de produtos e serviços. Ou seja, é um índice que tem relação com a manutenção do poder de compra da população.
Listamos alguns exemplos que ilustram a relação entre os indicadores de mercado e os investimentos na PREVIG. Por sinal, você pode conferir mais detalhes sobre estes segmentos no Relatório Anual 2020:
Além disso, os benchmarks de cada segmento estão estabelecidos na Política de Investimentos.
SEGMENTO | BENCHMARK |
Renda fixa | 100% CDI |
Empréstimos | INPC + 6% a.a. |
Estruturados | INPC + 6% a.a. |
Renda variável | Ibovespa |
Para mais informações, confira o nosso guia das modalidades. E, em caso de dúvidas, acesse a Central de Ajuda da PREVIG.
* Aos assistidos, estão disponíveis as modalidades: Referenciado DI, Mix 0 e Mix I
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]