Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
31/08/2021

Processo de seleção de gestores da PREVIG

Aqui na PREVIG, prezamos por segurança, transparência e assertividade na administração dos planos previdenciários. Logo, junto aos nossos especialistas da casa, também trazemos gestores externos para compor o portfólio de investimentos. 

Por exemplo, terceirizamos a gestão dos recursos alocados nos segmentos de multimercado e renda variável, diversificando a carteira com fundos de investimentos que são administrados por gestores externos. Além disso, tais alocações correspondem às diretrizes da nossa Política de Investimentos, da Resolução CMN nº 4.661 e afins.

Portanto, a PREVIG adota métodos quantitativos e qualitativos para escolher esses gestores, sobre os quais falaremos a seguir.

Métodos quantitativos na escolha de gestores externos

  • O patrimônio líquido atual do fundo de investimentos deve ter, no mínimo, o quádruplo do valor que se pretende investir nele. No caso, a Resolução CMN 3792 limita a participação máxima a 25% do patrimônio líquido de cada fundo.
  • O fundo deve ser aberto, não sendo fechado ou exclusivo, nem mesmo um fundo Master. Em paralelo, ele deve ter, pelo menos, 365 dias de existência.
  • No mínimo, o fundo também deve ter 20 cotistas, tendo chegado, pelo menos, ao benchmark nas janelas mais longas.
  • Avaliamos o índice de sharpe contra o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Depois da análise preliminar, selecionamos o primeiro quartil na janela de 48 meses para a elaboração, com o limite entre 10 e 15 fundos para não “poluir” a amostra.
  • Em seguida, analisamos a correlação do fundo com aqueles que já compõem a atual carteira da PREVIG.
  • Por fim, as taxas de administração e de performance do fundos também devem entrar nesse crivo da gestão.

E, levando em conta todos os itens listados acima, os gestores que são considerados satisfatórios nas etapas quantitativas são submetidos à análise qualitativa.

Metodos qualitativos na escolha de gestores externos

  • Nesse item, a PREVIG faz uma análise do questionário ANBIMA de due diligence para os gestores de recursos de terceiros. Nele, constam dados relevantes de cada fundo, incluindo: receitas da empresa, mecanismos de compliance e auditoria interna, questões jurídicas etc.
  • O próximo passo é a análise do histórico do gestor, incluindo: fatos relevantes, quanto tempo a equipe trabalha junto, quais foram os resultados obtidos e daí em diante.
  • Também verificamos qual é a filosofia e o processo que envolve a gestão dos investimentos. Ou seja, a tese que fundamenta a escolha dos ativos, a análise de investimentos (top down, bottom up, fundamentalista ou técnica) e o processo em si (comitê, responsabilidades, compartilhamento de decisões, remuneração etc.).
  • Outros fatores considerados são: rotatividade da equipe, cultura de meritocracia, análise do partnership, alinhamento de interesses, controles de risco, sistemas utilizados, disponibilização das informações, critério de seleção de corretoras, acessibilidade aos gestores, calls e outros dados pertinentes ao processo.

Para resumir, a ideia central é buscar pessoas brilhantes, com os incentivos corretos e, ainda, com o histórico comprovado de resultados. Assim, podemos agregar valor aos serviços prestados pela PREVIG, em benefício dos participantes e assistidos.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais

ELEIÇÕES PREVIG 2024 – Resultado final

Informamos que, encerrado o prazo para a apresentação de recursos, a Comissão Eleitoral homologou o resultado das Eleições PREVIG 2024. Confira os novos representantes eleitos para os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Comitê de Investimentos: Conselho Deliberativo Titular: JOSE CARLOS CAUDURO MINUZZO Titular: FRANCISCO DE RESENDE BAIMA Suplente: ENIO LUIS GONÇALVES Conselho Fiscal Titular: ROMARY DOS […]

Ver mais

É tempo de revisão do orçamento anual!

Chegamos à metade do ano, um momento ideal para fazer uma pausa e revisar nosso planejamento financeiro. Essa é a oportunidade perfeita para avaliar se estamos no caminho certo para alcançar nossas metas financeiras estabelecidas no início do ano e fazer os ajustes necessários para garantir que o segundo semestre seja tão produtivo quanto planejamos. […]

Ver mais
Acesso rápido