O desempenho que um plano de previdência de Benefício Definido (Plano BD) busca é o equilíbrio. Para monitorar este equilíbrio, a entidade gestora realiza anualmente a avaliação atuarial do plano, podendo apresentar resultado positivo ou negativo, ou seja, obter superávit ou déficit.
Nesta análise sobre déficit ou superávit, devemos considerar uma série de variáveis:
Passivo atuarial
O passivo atuarial é o valor necessário para pagamento dos benefícios dos assistidos e seus dependentes, além de outras despesas com a taxa de administração do plano, demandas judiciais e outras provisões legais.
O cálculo do passivo é feito periodicamente pelo atuário, profissional formado em ciências atuariais que realiza estudos baseados em diferentes cenários econômicos, taxa de juros futura, expectativa de vida dos participantes, o crescimento salarial e outras informações.
Desempenho dos investimentos
O saldo disponível no plano BD é investido no mercado financeiro pela equipe de investimentos da entidade, visando atingir uma taxa de juros que atenda a inflação mais a meta atuarial definida para o plano.
Os resultados alcançados nessa gestão financeira oscilam de acordo com a conjuntura do mercado do mercado e a forma como os recursos são alocados nos segmentos de curto e longo prazo.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]