Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
Tempo de leitura: 2
18/02/2022

Taxa Selic aumenta mais uma vez

Antes de tudo, precisamos saber o que é essa “tal” taxa Selic e de que maneira ela afeta o seu dinheiro. A Selic é um dos principais elementos da estratégia da política monetária do país. Com um papel mais do que importante na vida dos brasileiros, a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, utilizada para financiamento de operações diárias com títulos públicos federais como garantia. Ela influencia todas as demais taxas de juros do país, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras. Ela também é utilizada para controlar a inflação ou para incentivar a economia a crescer.

O aumento da Taxa Selic

A economia não é estável, por isso a cada 45 dias o Copom (Comitê de Política Monetária – órgão ligado ao Banco Central) se baseia em inúmeros indicadores financeiros para definir a taxa Selic.

No dia 2 de fevereiro, o Copom decidiu aumentar a taxa Selic de 9,25% ao ano para 10,75% ao ano. Esse aumento já é o oitavo consecutivo e marcou a volta da Taxa Selic em dois dígitos, algo que não acontecia desde julho de 2017.

Veja como Selic impacta você e economia

Investimentos

Para sermos bem diretos, o aumento da taxa Selic beneficia investimentos de renda fixa, como CDB, títulos emitidos pelo governo, letras de créditos, entre outros. Todos esses investimentos tendem a pagar mais com uma Selic mais alta. O inverso também é verdadeiro, com uma diminuição da taxa Selic, os investimentos de renda fixa tendem a pagar menos juros.

Crédito

Conforme falado no início do texto, a taxa Selic é a taxa básica de juros da nossa economia. Portanto, ela afeta a maioria dos créditos, financiamentos empréstimos etc. Quando a Taxa Selic aumenta, as modalidades de créditos do Brasil também aumentam. O oposto também é verdadeiro, caso a Taxa Selic diminua, as modalidades de créditos também diminuem.

Que tal um exemplo para entender melhor?

Vamos supor que você vai fazer um financiamento para comprar uma casa ou um carro. Se a taxa Selic estiver alta você vai pagar mais juros no seu financiamento, mas se a taxa estiver baixa você vai pagar menor juros.

Consumo

Esse tópico está diretamente relacionado ao item anterior em que falamos de crédito. Isso acontece, pois, quando os financiamentos e empréstimos ficam mais caros, o consumo tende a diminuir, uma vez que o acesso ao dinheiro (empréstimos, financiamento etc) fica menor, fazendo os consumidores gastarem menos. Quando a Selic aumenta, a tendência é que o consumo diminua e, quando a taxa diminui, o consumo aumenta.

Inflação

A taxa Selic também é usada como uma das formas de controlar a inflação. Esse controle acontece basicamente somando os 2 itens anteriores.  Basicamente, é a lei da oferta e da demanda. Quando a Selic aumenta ou está “alta”, ela visa parar a inflação pela diminuição do consumo.

Quer entender o que é inflação e como mexe no seu bolso? Leia nosso texto especial sobre inflação clicando aqui.

Gostou? Siga o Programa A Escolha Certa nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

#educaçãofinanceira #finanças #taxaselic #selic #investimento #aumentodataxaselic #situacaoeconomicabrasil

O que achou da matéria?

2

5
(2)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido