Aposentados e pensionistas, do Plano PrevFlex (CD), agora em março, é possível alterar o percentual de retirada mensal do seu benefício. Essa alteração poderá ser requerida em quatro momentos: nos meses de março, junho, setembro e dezembro com vigência a partir do 01º dia do mês seguinte a data de solicitação.
É fundamental pensar na renda mensal, no tempo que imagina recebê-la e nos projetos que pretende realizar.
Essa é uma ação que deve ser realizada anualmente e feita com bastante cautela, pois a longevidade da população vem crescendo a cada ano e é necessário levar isso em consideração na hora de fazer a opção.
Você deve também considerar para tomada de decisão:
– a situação econômica da família;
– o aumento da expectativa de vida;
– possíveis oscilações no mercado financeiro;
É prudente equilibrar o percentual de retirada para garantir a manutenção do benefício, resultando em tranquilidade para o seu futuro.
Além disso, é preciso considerar que a renda mensal, da aposentadoria ou pensão, estará garantida enquanto existir saldo nas respectivas contas individuais. Portanto, é preciso ter bastante atenção ao optar pelo percentual de recebimento, a fim de administrar de forma consciente seus recursos.
Quem tiver interesse deve manifestar sua intenção até 31 de março, acessando a área do Participante, menu Solicitações Online > Alteração % Renda .
É importante destacar que a efetivação do pedido da troca ocorrerá na Folha de Benefícios de abril.
Você Participante, quando se torna assistido, deve ter ATENÇÃO!
Vale lembrar que o Participante é responsável por seu saldo de contas e sempre deve estar atento às seguintes situações:
– Ao percentual da renda mensal, visto que o valor do benefício da aposentadoria será variável mês a mês, já que o saldo de contas é corrigido de acordo com a rentabilidade;
– À modalidade de investimentos, uma vez que é responsável pela rentabilidade de seu saldo de contas.
– À variação da rentabilidade, pois quanto maior for o percentual de renda mensal em comparação aos rendimentos, menor será o saldo para o futuro;
Portanto, use frequentemente o simulador de benefício de aposentadoria para verificar os cenários possíveis em relação à continuidade do saldo de conta e ao nível de renda.
No simulador, você pode realizar comparativos com as perspectivas de rentabilidade real (3% a 6% ao ano), além de testar outros percentuais de renda (limitados a 2%, conforme o regulamento).
Veja mais detalhes aqui e, caso necessário, entre com contato com a PREVIG que está à disposição para te orientar a cerca de suas dúvidas.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]