A PREVIG tem um trabalho sólido ao cuidar do futuro de mais de 3,7 mil participantes e é a Diretoria Executiva a grande responsável por administrar e executar as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo dentro da nossa estrutura organizacional.
Diante do compromisso com a transparência e a credibilidade na administração desse patrimônio e principalmente na maneira como fazemos essa gestão, trazemos aqui sempre conteúdos relacionados a nossa governança.
Depois de apresentarmos o Conselho Fiscal, o Conselho Deliberativo e o Comitê de Investimentos, agora você vai saber mais sobre a Diretoria Executiva.
Você sabe como funciona e qual a importância da Diretoria Executiva?
A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da PREVIG, incumbida da execução das diretrizes e normas gerais de administração aprovadas pelo Conselho Deliberativo, dentro dos objetivos por ele fixados, cabendo-lhe também, cumprir e fazer cumprir a legislação vigente, o Estatuto da entidade e os Regulamentos dos Planos de Previdência.
A ação da Diretoria Executiva é exercida:
– Pela administração da PREVIG, executando os atos necessários ao seu funcionamento;
– Pela elaboração dos atos regulamentares a serem submetidos ao Conselho Deliberativo, quando for o caso;
– Pelo controle e fiscalização das atividades de agentes e representantes, promovendo as medidas necessárias à fiel observância do Estatuto da entidade e dos demais atos relativos ao Regulamento dos Planos de Previdência ou da legislação vigente.
Dentre as suas competências, estão, por exemplo:
– Propor ao Conselho Deliberativo a admissão e retirada de novas patrocinadoras e instituidores; alteração no Estatuto e Regulamentos dos Planos de Previdência, bem como instituição de novos Planos; o programa orçamentário anual, previsão plurianual e suas eventuais alterações;
– Decidir sobre a Aplicação dos recursos financeiros, observada a política de investimentos da PREVIG e respeitadas as condições regulamentares pertinentes; Alterações orçamentárias, de acordo com diretriz fixada pelo Conselho Deliberativo; Implementação de normas de gestão administrativas, de delegação gerencial dos empregados e diretores com atribuições e responsabilidades claramente delimitadas.
Confira as demais competências relacionadas à Diretoria Executiva no Estatuto da entidade.
Como é a sua composição?
A Diretoria Executiva é formada pelo Diretor Superintendente, Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor de Seguridade, que são nomeados pelo Conselho Deliberativo.
Os membros da Diretoria Executiva não podem ocupar simultaneamente cargos na Diretoria, no Conselho Fiscal ou no Conselho de Administração das Patrocinadoras, sendo que o mandato dos membros é de 4 (quatro) anos.
Conheça a nossa Diretoria Executiva.
Saiba mais sobre a Governança da PREVIG.
Gostou do conteúdo?
Aguarde que em breve traremos mais detalhes sobre outros órgãos e detalhes internos da PREVIG.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]