Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
Tempo de leitura: 2
08/09/2022

Mulheres são mais endividas no Brasil, aponta pesquisa do Serasa

De acordo com o Serasa, 5,5 milhões de brasileiros estão endividados. Desses, 68%  têm entre 25 e 51 anos. Além disso, considerando a soma total 70%, são mulheres. O principal causador do endividamento tem sido o cartão de crédito. A pesquisa também mostra que o ele atinge, em grande parte,  famílias com uma renda mensal de até dez salários-mínimos.

O número de mulheres que são chefes de família tem crescido. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros chefiados por mulheres é 45% em 2018. Outro dado importante para se ressaltar é que as mulheres ganham cerca de 20% a menos que os homens e o que mostra levantamento da consultoria Dados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE. Estes fatores são uns dos provocadores do   endividamento.

Separamos algumas dicas para ajudar mulheres que estão endividadas:

Renegocie as dívidas

O primeiro passo é listar todas as dívidas e trocar as mais caras pelas mais baratas. Caso ainda não tenha restrição no seu nome, fazer um empréstimo a juros menores para quitar as dívidas com juros maiores é uma boa alternativa.

Cuidado com o Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma mão na roda, mas usado de forma consciente e controlada. Importante evitar de pagar o mínimo da fatura. É preferível parcelar do que fazer isso para não cair no crédito rotativo.

Anote os seus gastos

Não importa se será em uma folha de caderno, ou em uma plantinha de Excel, o importante é anotar para ter o maior controle do quanto se gasta e em que se gasta. Quem costuma parcelar as compras no cartão precisa ficar ainda mais atento. Por exemplo, se você parcelar uma compra por 8 meses você terá um valor comprometido por esse tempo e se nesse meio tempo fizer outras vai acumulando parcelas.

Portabilidade de dívidas

Portabilidade de dívidas é uma alternativa interessante para encontrar taxas menores nas instituições financeiras. Porém é importante antes verificar se será vantajosa a mudança, porque podem ser cobradas algumas taxas, como o Custo Efetivo Total (CET), tarifas e IOF.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido