A reserva de emergência é um montante em dinheiro destinado para imprevistos e situações de urgência. O valor reservado não deve compor o seu orçamento mensal e só pode ser utilizado em casos realmente importantes.
Afinal, diariamente estamos suscetíveis a imprevistos como problemas de saúde, despesas extra com os filhos e até uma manutenção fora de época do carro. Pensando nisso, trouxemos este artigo para te mostrar qual a importância de ter uma reserva de emergência e como montar a sua. Acompanhe:
Qual a importância da reserva de emergência?
Ter uma reserva de emergência se torna primordial para ficar livre de custos adicionais em um momento inesperado. Ela é aquela que mantém o seu orçamento caso você perca as fontes de renda, por exemplo, o que proporciona mais tranquilidade para superar uma crise econômica.
Além disso, a reserva emergencial também é uma excelente aliada dos investimentos, visto que se trata de um valor que não deve ser gasto com itens supérfluos e que se investida, pode gerar uma rentabilidade considerável dependendo do prazo de resgate.
Como ter uma reserva de emergência?
Saiba quais são as suas rendas, em quais despesas elas estão sendo aplicadas e onde economizar um pouco todo mês para investir na sua reserva emergencial.
Muitas vezes queremos aproveitar as promoções relâmpago ou usar o que sobrou da renda para comprar itens supérfluos, porém é preciso ter controle sobre o que realmente é essencial ou apenas um desejo de compra momentâneo.
Aplicar o seu dinheiro é uma ótima maneira de evitar uso não emergencial e ainda ganhar na rentabilidade. Quanto mais tempo o valor ficar investido, mais juros você recebe quando precisar resgatar.
Além das nossas dicas, sabemos que no fim de ano tem a tão esperada Black Friday, cujas promoções são tentadoras e muitas vezes você vai querer aproveitar. Para te ajudar a fazer compras seguras, essenciais e ainda conseguir poupar para a sua reserva financeira, confira o nosso artigo com 5 dicas para aproveitar a Black Friday.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]