O fim de ano chegou e com ele o 13º salário. O que significa um dinheirinho a mais na conta, mas que, como todo o dinheiro que cai no orçamento, deve ser usado com planejamento. Existem alguns erros que as pessoas cometem ao receber o décimo terceiro salário, um deles é nem receber e já gastar o crédito do 13º. E como ficam as despesas a mais que surgem no final do ano, como IPVA e IPTU também é comum não guardar o dinheiro para os gastos de janeiro.
O recebimento do décimo pode acarretar algumas compras por impulso, pois junto com ele vem o Natal e o Ano Novo, muitas festividades, encontros com a família e amigos. São momentos que geralmente implicam alguns gastos extras, com presentes, por exemplo. Então, se não tiver planejamento, tudo pode ir para o ralo.
Outro ponto importante é a antecipação do recebimento. Aposentados, pensionistas e trabalhadores em geral têm essa opção de adiantar o décimo em parcelas ao longo do ano. Mas, afinal, qual a melhor maneira de usar o décimo? Sendo CLT, você sabe que todo ano vai receber o 13º, e para utilizar esse valor da melhor forma, a primeira coisa é estabelecer uma meta para esse dinheiro, não uma meta de gastos, mas sim de organização. Este acréscimo de renda dentro do seu orçamento causa qual o impacto? O que você vai fazer com esse valor?
Seguindo essa lógica, você irá ter de pensar em todos os gastos que irão surgir na virada do ano. Pensar quanto desse dinheiro quanto vai ser gasto nas despesas de início de ano como, IPTU e IPVA, quanto vai para os seus investimentos, quanto vai para as dívidas que você precisa pagar. Precisa planejar e visualizar tudo isso com antecedência.
É importante também se atentar que, na sua casa, pode ter outros membros da família que vão receber o 13º salário também, o que pode ser uma injeção de grana no orçamento familiar, mas a tendência é de aumentar os gastos na mesma proporção. Por isso, é preciso se organizar coletivamente, fazer com que todos os membros da família sejam rigorosos com os números, isto é, que não gastem mais do que o devido. Também trazer essa responsabilidade para o âmbito familiar e lembrar que não é porque você está recebendo esse dinheiro extra que você tem uma licença para gastar. Seja responsável.
Por último, se esse ano não deu para se planejar e já está com o décimo comprometido (nós sabemos, isso acontece e é bastante comum), lembre-se que já é possível planejar o ano que vem, não espere ele chegar para dar o pontapé inicial no seu planejamento. Comece a pensar antecipadamente, agora. E aí, gostou das dicas de hoje? Então continue nos acompanhando para receber mais dicas como essa. E divulgue nosso conteúdo com os seus colegas e amigos. Até a próxima!
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]