De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos, e a expectativa de vida saudável, de 65,4 anos, as pessoas têm tido mais preocupação em planejar a velhice, que está relacionada a aposentadora, que precisa ser levada em consideração não só o aspecto financeiro, mas também em termos de cuidado com a saúde, que muitas vezes está ligada a questão financeira. Separamos 4 dicas para você colocar em prática e ter uma aposentadoria saudável.
– Vida social
Mantenha vida social ativa, mantenha seus laços de amizade e faça novos. O isolamento social pode levar até a quadros de depressão. Não sabe como manter uma vida social, confira algumas atividades que podem lhe ajudar.
– Realizar viagens em grupos
– Trabalho voluntário
– Fazer esportes coletivos
– Cursos de temas que lhe interessam
– Acompanhamento médico
O bom e velho check up anual é fundamental para ver como está sua saúde. Nele você consegue ver se tem alguma vitamina faltando, monitorar colesterol entre outros itens que podem ser corrigidos por uma alimentação saudável (próximo item da nossa lista). É muito importante também realizar exames preventivos, como mamografia e exame câncer de próstata, doenças identificadas no começo são muito mais fáceis de tratar.
– Alimentação
Uma alimentação saudável é fundamental na infância, adolescência e fase adulta, não seria diferente na aposentadoria. Busque uma dieta equilibrada e conforme falamos no item anterior faça seu check up médico anual para ver se está faltando alguma coisa na sua alimentação e até mesmo fazer uma suplementação.
– Atividade física
É fundamental manter o corpo e cabeça funcionando. Realizar atividades físicas semanalmente evita muitas doenças. Você não precisa ser um mega atleta, a OMS recomenda 300 minutos de atividade física semanal. Você ainda pode alinhar a atividade física em manter um círculo social ativo! Veja algumas dicas de atividade física:
– Pilates;
– Caminhada
– Hidroterapia ou Hidroginástica
– Funcional
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]