Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
  • Referenciado DI 0,43%
  • MIX 0 0,59%
  • MIX I 0,71%
  • MIX II 1,14%
  • MIX III 1,58%
  • MIX IV 2,02%
  • MIX V 2,46%
Tempo de leitura: 2
23/02/2023

IR 2023: como declarar?

Declarar o imposto de renda é uma das tarefas mais importantes para os brasileiros realizarem todos os anos. Ainda assim, muitas dúvidas cercam os contribuintes no momento de declarar os rendimentos, ainda mais quando se trata de um processo que exige atenção e preenchimento correto das informações. Pensando nisso, trouxemos o passo a passo de como fazer a sua declaração de IR da forma correta.

Em 2023, o prazo para fazer a declaração deve variar entre o primeiro dia útil de março até o último dia útil de maio sendo obrigatória para todos os brasileiros que somaram um rendimento anual igual ou superior a R$28.559,70, o equivalente a R$2.379,97 por mês.

Para realizar a declaração, o primeiro passo é separar toda a documentação necessária, conforma a lista abaixo:

  • Documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.
  • Cópia da declaração do IR do ano anterior: quem fez a declaração de Imposto de Renda no ano passado deve ter uma cópia do arquivo salva no computador ou uma versão impressa, que pode agilizar o novo preenchimento.
  • CPF dos dependentes: quem possui dependentes legais deve informar o CPF, inclusive das crianças.
  • Informe de rendimentos: documentos recebidos das fontes pagadoras (salário), agentes financeiros e corretora de valores, por exemplo.
  • Cópias de recibos e notas fiscais emitidas (autônomos).
  • Extrato do INSS: aposentados podem acessar o extrato do INSS no Portal Meu INSS ou retirar o extrato nas agências do INSS, com agendamento prévio pela internet.
  • Informe de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada (e CNPJ da entidade).
  • Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis: comprovantes ou recibos dos depósitos bancários.
  • Recibos de procedimentos médicos e odontológicos (necessário o CNPJ da entidade).
  • Comprovante de gastos com educação: despesas com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico.
  • Comprovantes de compra e venda de bens.
  • Documentos referentes a rescisões trabalhistas com valores individualizados de salários, como férias, FGTS e 13º salário.
  • Documentos de outros rendimentos do período, como pensão alimentícia, doações, heranças recebida no ano, dentre outras.

 

Com os documentos separados, baixe no seu computador, celular ou tablet, o programa da Receita Federal.

  • Para computador acesse aqui.
  • Para celular, baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e IOS.

 

Para declarar pela primeira vez, clique na opção “Criar nova declaração”. Caso já tenha declarado anteriormente, escolha a opção “Importar dados da declaração de 2022”.

Depois, escolha o modelo da sua declaração entre simplificada (para quem não possui dependentes ou tem poucas despesas) e completa (para quem precisa declarar muitos custos e possui dependentes).

Na próxima etapa, será necessário inserir as suas informações pessoais e financeiras como:

  • Rendimentos tributáveis (representa os ganhos recebidos como salários, aluguéis ou outras fontes de renda.
  • Pagamentos (despesas com a saúde, pensão alimentícia e previdência complementar)

Após preencher todos os campos, confira as informações estão corretas, insira os seus dados bancários para receber a restituição (se aplicável) e envie a sua declaração.

Para quem é participante da PREVIG, o informe de rendimentos estará disponível na área do participante a partir do dia 28 de fevereiro. Acesse a área logada com login e senha cadastrados e baixe o seu informe.

O que achou da matéria?

8

4.8
(8)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Release PREVIG 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais
Acesso rápido