Declarar o imposto de renda é uma das tarefas mais importantes para os brasileiros realizarem todos os anos. Ainda assim, muitas dúvidas cercam os contribuintes no momento de declarar os rendimentos, ainda mais quando se trata de um processo que exige atenção e preenchimento correto das informações. Pensando nisso, trouxemos o passo a passo de como fazer a sua declaração de IR da forma correta.
Em 2023, o prazo para fazer a declaração deve variar entre o primeiro dia útil de março até o último dia útil de maio sendo obrigatória para todos os brasileiros que somaram um rendimento anual igual ou superior a R$28.559,70, o equivalente a R$2.379,97 por mês.
Para realizar a declaração, o primeiro passo é separar toda a documentação necessária, conforma a lista abaixo:
Com os documentos separados, baixe no seu computador, celular ou tablet, o programa da Receita Federal.
Para declarar pela primeira vez, clique na opção “Criar nova declaração”. Caso já tenha declarado anteriormente, escolha a opção “Importar dados da declaração de 2022”.
Depois, escolha o modelo da sua declaração entre simplificada (para quem não possui dependentes ou tem poucas despesas) e completa (para quem precisa declarar muitos custos e possui dependentes).
Na próxima etapa, será necessário inserir as suas informações pessoais e financeiras como:
Após preencher todos os campos, confira as informações estão corretas, insira os seus dados bancários para receber a restituição (se aplicável) e envie a sua declaração.
Para quem é participante da PREVIG, o informe de rendimentos estará disponível na área do participante a partir do dia 28 de fevereiro. Acesse a área logada com login e senha cadastrados e baixe o seu informe.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]