Chegamos à metade do ano, um momento ideal para fazer uma pausa e revisar nosso planejamento financeiro. Essa é a oportunidade perfeita para avaliar se estamos no caminho certo para alcançar nossas metas financeiras estabelecidas no início do ano e fazer os ajustes necessários para garantir que o segundo semestre seja tão produtivo quanto planejamos.
Revisar o orçamento de forma periódica, seja semestralmente ou mensalmente é uma prática essencial para manter as finanças em dia. Muitas coisas podem mudar ao longo de um período, no caso de 6 meses, surgem despesas imprevistas, nossos objetivos podem evoluir e o cenário econômico pode se transformar.
Ao revisar o orçamento regularmente, podemos identificar áreas onde estamos gastando mais do que o planejado, bem como oportunidades para economizar e investir melhor. Mapeamos alguns passos que podem ajudar:
Como fazer ajustes no planejamento financeiro para o segundo semestre?
Com a avaliação feita, é hora de ajustar o planejamento financeiro para o segundo semestre.
Aproveite este momento para reavaliar suas metas, ajustar seu planejamento e garantir que está no caminho certo para alcançar seus objetivos.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]