Inicialmente, poderão imprimir o demonstrativo mensal 13 milhões dos 27 milhões de beneficiários
Cerca de 13 milhões de beneficiários da Previdência Social, que recebem pelo Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil e Bradesco, já podem acessar, nos terminais de auto-atendimento, o comprovante mensal de pagamento. O novo serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os bancos pagadores de benefícios. Até o final de setembro, todos os mais de 27 milhões de beneficiários poderão imprimir o comprovante mensal nos caixas-eletrônicos.
Atualmente as informações de pagamentos (contracheque) dos beneficiários da Previdência Social podem ser consultadas na página do Ministério da Previdência Social na internet ou em qualquer Agência da Previdência Social. A impressão do comprovante mensal será especialmenteútil para os beneficiários sem acesso à internet, que precisavam se deslocar a uma Agência da Previdência Social para obter o documento, e para os que recebem por cartão magnético e tinham direito apenas ao saque dos valores.
A impressão do comprovante será feita com a utilização do cartão de pagamento de benefício ou da conta corrente, utilizando senha e observando os critérios de segurança de cada instituição financeira. O Banco do Brasil, atualmente paga 6,9 milhões de beneficiários da Previdência Social, o Bradesco, 5,7 milhões, e, o Banco Mercantil do Brasil, 293 mil.
Serviços – O contrato do INSS com os bancos pagadores de benefícios representam um ganho de qualidade para os beneficiários. Além da impressão do comprovante, que entra em vigor agora, desde janeiro os beneficiários aposentados e pensionistas têm direito a novos serviços sem qualquer custo:
· Transferência entre contas – Os beneficiários da Previdência podem transferir o valor total do benefício para outra conta bancária de sua titularidade, uma vez a cada mês. O serviço será feito gratuitamente por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou de Documento de Crédito (DOC). O usuário também poderá autorizar o banco a fazer transferência automática;
· Tarifa zero – Se o usuário pedir a migração do seu cartão magnético para conta corrente, o banco deverá garantir a ele todas as facilidades do Pacote de Tarifa Zero previstas pelo Banco Central. Entre os serviços gratuitos estão o fornecimento de 10 folhas de cheques por mês; realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, por cheque, cheque avulso, ou em terminal de auto-atendimento; fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento; realização de consultas mediante utilização da internet; e a realização de duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento ou pela internet.
· Cadastro/Censo – Os bancos farão a renovação anual da senha do usuário e a atualização do endereço, independente do tipo de benefício previdenciário pago. Os dados serão repassados ao INSS, garantindo a permanente atualização dos dados cadastrais relativos a todos os benefícios e conseqüente melhoria na gestão da folha de pagamento. Essa atualização permitirá que a Previdência cumpra, de forma mais ágil, a Lei 8.212 que determina a atualização do cadastro de censo dos aposentados e pensionistas a cada cinco anos.
Fonte: AgPrev
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]