O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, acredita que os fundos de pensão e de previdência privada são de extrema importância para o financiamento de longo prazo no país, principalmente para projetos de infraestrutura, sendo importantes para o desenvolvimento brasileiro.
Por tratar-se de um grande volume de poupança, os recursos acabam sendo ideais, segundo Coutinho, para aquele tipo de infraestrutura mais relevante para assegurar o avanço da competitividade e o avanço das condições para o crescimento da economia.
“Sendo a poupança do país, os fundos ajudam a prover capital de longo prazo, poupança de longo prazo para empreendimentos que dificilmente obtêm condições adequadas de funding, notadamente para projetos que requerem uma duração mais longa. Refiro-me principalmente a projetos de infraestrutura”, disse o presidente. Ele abriu o 1º Fórum de Participantes dos Fundos de Pensão, na sede do banco, no Rio.
Além disso, o presidente lembrou que o sistema de previdência privada é precioso também para a vida dos trabalhadores, dos contribuintes, que passam a ter uma perspectiva de renda futura, de segurança patrimonial. Por isso, os fundos representariam “um dos elementos fundamentais da qualidade de vida”, um elemento-chave para o bem-estar da sociedade.
“A grande maioria dos fundos de pensão se encontra saudável. é muito relevante para o Brasil que continue e até se acelere a ampliação da base de participantes de fundos previdenciários”, opinou Coutinho.
Para ele, é importante ainda que se aperfeiçoem as condições de segurança jurídica, de monitoramento, de transparência e da qualidade da gestão. “Portanto, esse é um sistema precioso para o país”.
Fonte: Valor Online
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]