Para calcular o nível de endividamento de uma pessoa ou família, devemos aplicar a fórmula abaixo:
Nível de comprometimento de renda com dívidas (%) = (Soma das dívidas / Salário líquido) x 100
A soma das dívidas é o valor total pago mensalmente em (empréstimos, prestação de financiamento de casa e/ou veículo, compras parceladas, etc ).
As financeiras costumam limitar este valor a 30% da renda familiar, porém recomendamos que este valor seja abaixo de 20%.
Porque nós possuímos altos índices de endividamento?
Além dos apelos pelo consumo e das influências da sociedade, a grande vilã deste alto índice é a falta de educação financeira. Devido à “miopia” criada nos tempos de altas inflações em nosso país, nós brasileiros nos tornamos pessoas sem visão de longo prazo e sem a percepção dos efeitos dos juros compostos embutidos em nossas dívidas.
Fonte: Blog Finaças Pessoais
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]