Todo fim de ano é a mesma coisa: avaliação do que passou e planos para o ano que está chegando. Mas, apesar de todo esse trabalho de repensar sua vida profissional parece que a carreira continua igual. Sem muitas conquistas, sem muitas derrotas. Quem pretende prosperar profissionalmente em 2011 deve se ater a duas palavras: foco e determinação. Analisar os reais objetivos e onde deseja chegar deve ser o passo inicial. O foco serve para criar o plano. Depois do momento “luz, câmera”, vem a ação. Para chegar lá, é preciso bastante insistência e a perseverança.
Ficar de olho no mercado também é imprescindível para avaliar o perfil de profissional que as empresas buscam para o futuro. Segundo Edson Rodriguez, um dos desenvolvedores de uma nova ferramenta de e-coaching que ajuda os profissionais a traçarem planos para carreira, além de investir em seus diferenciais, é necessário ter em mente que a capacitação e o aprendizado devem ser contínuos.
Confira algumas dicas para auxiliar no processo de crescimento da carreira em 2011:
1 – Avalie-se objetivamente. Quais seus pontos fortes e fracos? Como eles impactam em sua carreira?
2 – Como foi sua evolução profissional e social nosúltimos três anos? O que aumentou, melhorou, modificou-se de modo positivo para você?
3 – Sua empresa/negócio tem um plano para 2011? Qual é esse plano? Como você se encaixa nele?
4 – Desenvolva projetos relacionados com os planos da empresa. Pratique a iniciativa;
5 – Estimule a tecnologia, atualize-se;
6 – Crie/participe de grupos de discussão tecnológica, mas com algum complemento social também. Busque socialmente a companhia de seus pares e seus superiores;
7 – Na medida do possível, participe socialmente, aceite os convites de seus subordinados, é uma excelente prática de liderança;
8 – Partilhe conhecimento, seja visto como recurso;
9 – Delegue, arrisque-se mais, procure seguir sua intuição;
10 – Olhe para cima e veja o que você pode fazer para ajudar seu chefe a ser promovido. Busque as responsabilidades mais altas e faça a mesma coisa para baixo, estimule e compartilhe as suas responsabilidades também. Forme um substituto para que você também possa ser promovido.
Fonte: Site Clic RBS – Vida Profissional
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