31/01/2011 Dicas de etiqueta empresarial – almoço de negócios
Com os avanços tecnológicos principalmente dos canais de comunicação, alguns empresários do mundo estão deixando de lado aquele “almoço de negócios” e segundo uma especialista e consultora norte-americana Robin Jay (autora do livro: “A arte do almoço de negócios”) isso pode causar a diminuição da conexão real de pessoas nos negócios, deixando assim várias duvidas de etiqueta. Mas para te ajudar a não fazer feio nessas horas, selecionamos algumas dicas importantes que foram tiradas do livro.
Seja anfitrião – Quando você for o responsável pela organização do almoço de negócios, chegue sempre antes do convidado e deixe bem claro a sua posição de líder, tomando assim iniciativas no período do cardápio.
Primeira impressão é a que fica – Fique atento antes de ir ao encontro de negócios e verifique qual será o tipo de almoço ou reunião, para que você não cause má impressão aos convidados, pois tem momentos que é melhor ir de bermudas e chinelos havaianas do que com ternos, gravatas e sapatos.
Escolha bem o restaurante – Primeiro se preocupe com qual situação você se encontra antes de um almoço, para depois escolher o restaurante. Pois muitas pessoas erram na hora da escolha, querendo mostrar muita superioridade levando seus convidados em restaurantes muito chiques, isso pode ser ruim porque seus convidados podem interpretar de outra forma e posteriormente ficarem desconfortáveis ou desconfiados.
Seja informal, porém com foco – Apesar do encontro ser informal, deixe claro para o convidado o objetivo do almoço, pois pode ser frustrante para eles caso descubram no final que o encontro foi formalizado somente para você se socializar, foque nos negócios, contratos e novas idéias.
Dar carona é bom – Se surgir uma dúvida na conversa como: “Nos encontramos lá ou você me pega?”, não pense duas vezes e dê carona, essa atitude pode gerar um elo amigável entre você e seu convidado.
Notebook no almoço, não! – Durante o almoço não puxe o laptop e coloque na mesa, querendo mostrar a apresentação em PowerPoint para o convidado, pois essa atitude pode corroer o elo amigável da reunião. Caso seja indispensável para que o encontro seja 100%, pelo menos espere e mostre depois do cafezinho.
Desligue o celular – Nada mais chato do que no meio do almoço de negócios, você parar para atender uma ligação, nesses momentos deixe o aparelho desligado ou no modo silencioso.
A conta é você quem paga – Se você que organizou o encontro informal, não importa a sofisticação do restaurante que levou seu convidado, nunca o deixe constrangido fazendo ele pagar o almoço, para isso você pode pagar a conta naquela saída rápida da mesa ou combinar com o garçom antes.