Beneficiários têm comparecido antes do tempo, sem necessidade; é preciso esperar o banco chamar .Os aposentados e pensionistas do INSS não precisam se apressar e comparecer às agências bancárias para apresentar documentos que comprovem que estão vivos. Para evitar aglomerações e outros problemas no atendimento, os bancos vão convocar aos poucos os beneficiários do INSS por meio do comprovante de pagamento, saldo ou extrato que é impresso no terminal da agência bancária.
Somente no Estado de São Paulo, existem 6,4 milhões de beneficiários da Previdência e todos deverão ser chamados pelos bancos para apresentar prova de vida. No Brasil, são quase 28 milhões de pessoas.
O objetivo desse trabalho é evitar pagamentos indevidos, melhorar o controle pelas instituições bancárias e atualizar o cadastro do INSS. A apresentação dos documentos que comprovem que o beneficiário do INSS continua vivo, que inclui também a atualização de endereço, deverá ser feita pelo próprio aposentado ou pensionista ou por um representante legal ou por procurador cadastrado no INSS.
Dos 6,4 milhões de beneficiários em SP, 2,8 milhões que recebem por cartão magnético já tinham de se dirigir anualmente ao banco para renovar a senha de acesso ao sistema bancário. A partir de agora, todos aposentados e pensionistas terão de comparecer a sua agência bancária, independentemente de receberem o valor da aposentadoria por cartão magnético, em conta corrente ou conta poupança. Com isso, mais 3,6 milhões de beneficiários no Estado passarão este ano a atualizar seus dados anualmente na rede bancária.
Fonte: Site Cobap
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]