04/02/2011 Toxoplasmose, tratamentos e sintomas dessa doença
A doença toxoplasmose é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii, e para você ter uma idéia da gravidade, em todo o mundo até 95% da população já foram infectadas por essa doença. Geralmente essas taxas de infecção são comuns em climas quentes eúmidos com uma altitude menor.
A transmissão da toxoplasmose não é feita através do contato por outra pessoa, isso ocorre através de uma alimentação, por animais que residem em zoonose e em alguns casos de mãe para bebê. Mas confira logo abaixo as outras formas da transmissão dessa doença.
Pela carne contaminada, principalmente de porco e cordeiro que não são cozinhadas de forma certa;
Ao manusear a carne crua contaminada com essa doença e não lavar as mãos logo após esse contato;
Os animais de zoonose podem ser infectados ao comer roedores ou até mesmo os passarinhos contaminados, assim o parasita é transmitido para os seres humanos pelas fezes dos animais, mais especificamente pelos oocistos ou bactérias que podem estar em forma de pó;
Geralmente uma mulher grávida pode estar infectada pelo toxoplasma e não sentir os sintomas, porém para o bebê ela é transmitida trazendo sérios problemas para o seu sistema nervosos e olhos;
Pessoas que recebem transplante deórgão podem ser infectadas ou até mesmo por receber transfusão de sangue.
Sintomas comuns da Toxoplasmose
Normalmente as pessoas que estão saudáveis, o seu sistema imunológico impede que os sintomas dessa doença apareçam, mesmo que o paciente esteja infectado. Porém há outros casos que os sintomas são idênticos ao da gripe e depois de um tempo elas desaparecem, por isso devem tomar muito cuidado;
Tem mulheres que são contaminadas pela doença bem antes da gravidez, então com a imunidade delas, o feto acaba sendo protegido da toxoplasmose. Mas têm outros casos que as mães são contaminadas pouco antes ou durante a gravidez, com isso o bebê pode sofrer grandes problemas e nascer com a cabeça de tamanho anormal, ter problemas oculares e infelizmente levar ao aborto espontâneo.
Tratamento para a toxoplasmose
Em alguns casos o próprio sistema imunológico do paciente se encarrega de se curar, mas se for preciso realizar o tratamento para a doença, normalmente são utilizadas algumas drogas chamadas de sulfadiazina, sulfametoxazol, pirimetamina, espiramicina e clindamicina.
Para as mulheres grávidas e recém-nascidos contaminados pelo vírus da toxoplasmose, também são utilizados medicamentos indicados pelos médicos. Já para os casos da doença nas partes oculares, nem sempre é necessário o uso de medicamentos.