04/02/2011 Administração do tempo
Dicas para economizar tempo
– Planejamento: toda hora aplicada em planejamento eficiente poupa três ou quatro na execução e produz melhores resultados.
– Organização: a organização é um outro fator facilitador na execução das tarefas.
– Delegação: atribuição de tarefas para outras pessoas a fim de liberar o tempo para tarefas mais importantes.
– Telefone: use-o para evitar deslocamentos desnecessários.
– Comunicação: a linguagem simples, concisa e isenta de ambigüidades assegura a compreensão e poupa o tempo com a eliminação de mal-entendidos.
– Concentração: tempo mínimo (anterior a ação) que se julgar necessário para conseguir progresso.
Alguns ‘economizadores’ de tempo
– Utilização de uma agenda ou um calendário de reuniões.
– Criação de listas de afazeres.
– Definição de metas.
– Manutenção de suas metas em vista.
– Definição de prioridades.
– Acompanhamento das prioridades.
– Organização das tarefas.
– Organização e acesso com rapidez a informações usadas com freqüência.
Alguns ‘deperdiçadores’ de tempo
– Falta de Planejamento.
– Indisciplina.
– Indefinição de objetivos na execução das tarefas.
– Menosprezo ou ênfase inadequada em certas atividades.
– Indefinição de prioridades.
– Excesso de reuniões e burocracia interna.
– Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador).
– Centralização de poder.
– Execução de serviço particular, em horário comercial.
– Resistências às mudanças.
Soluções práticas para economizar tempo
– Estabeleça metas: anuais, mensais, semanais e diárias.
– Programe suas tarefas e atividades da semana e do dia, em função dessas metas.
– Identifique as atividades que levem aos resultados e concentre-se nelas.
– Faça as coisas em ordem de prioridade.
– Controle, diariamente, as atividades realizadas e os resultados alcançados;
– Saiba onde seu tempo é realmente empregado.
– Estabeleça data e hora para início e fim de cada atividade.
– Elimine desperdiçadores de tempo.
– Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho.