A pesquisa, iniciada em 1992, se baseou em uma série de entrevistas com cerca de 1.500 idosos, e procurava saber o nível de contato que eles mantinham com diferentes grupos sociais, sejam eles família, amigos, conhecidos, e por aí vai. Em uma fase inicial, esses idosos foram monitorados anualmente por 4 anos e depois, com uma menor frequência, por mais uma década. Os pesquisadores levaram em conta como os aspectos econômicos, sociais, ambientais e o estilo de vida dos entrevistados afetam a saúde e o bem-estar durante o estudo.
Após o estudo, os especialistas concluíram que:
As relações próximas a parentes tiveram pouca influência nas taxas de longevidade para pessoas idosas.
Pessoas com uma rede de amigos mais extensa vivem mais se comparadas àquelas com menos amigos.
Os benefícios da amizade na longevidade continuaram através da década, mesmo com a ocorrência de falecimento do cônjuge ou outro membro da família.
Segundo Lynn Giles, um dos pesquisadores que conduziram o estudo, a mensagem central é que a inserção social através de relações não-familiares é muito mais importante para uma vida longa e de qualidade do que aparenta.
Por isso, lembre-se de manter seus amigos sempre por perto. Eles não só alegrarão o seu dia, como também te presentearão com alguns anos de vida a mais no futuro.
Fonte: Espaço Icatú Seguros
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]