Neste novo contexto, a aposentadoria pode se transformar em um momento de grande virada: hora de colocar em prática os sonhos antigos, abrir um negócio próprio, enfim, tempo de se dedicar a atividades que, mais que dinheiro, poder ou status, tragam prazer e qualidade de vida.
No entanto, para conseguir colocar em prática qualquer projeto, é fundamental o planejamento. Segundo José Floro Barros, diretor-presidente da Floro Gerenciamento de Carreiras, quanto mais cedo se começa a planejar, maiores são as chances de sucesso. “Encerrar a carreira não significa encerrar a vida. Muita gente passa anos trabalhando em algo de que não gosta muito e vê na aposentadoria a oportunidade de se dedicar a alguma atividade que traga realização pessoal e que possa tornar-se rentável”, diz Floro.
Para Floro, a carreira profissional deve ser tratada como um projeto, e todo projeto tem começo, meio e fim. “Sugerimos que a aposentadoria seja planejada desde o início da carreira, para que não haja uma descontinuidade das atividades, o que é prejudicial. Aos que não tiveram a oportunidade de pensar no assunto com antecedência, são necessários pelo menos 2 anos para planejar o que se vai fazer depois de se aposentar”, explica Floro.
“Quando se aposentam, as pessoas normalmente querem passar alguns meses descansando, mas, depois, querem voltar a exercer alguma atividade, seja para continuar seu desenvolvimento pessoal, complementar a renda, seja para manter-se ocupado, ou, melhor ainda, para se realizarem”, explica Floro.
Muitas empresas já começaram a criar programas internos para preparar os profissionais para a aposentadoria. “Algumas empresas nos procuraram para desenvolver programas de planejamento para o pós-carreira. Esse trabalho, de uma forma consistente, leva pelo menos 2 anos. No primeiro, amparamos o profissional no campo das idéias e na preparação para as mudanças naturais do corpo, da família, da empresa e da relação com a sociedade. é o momento de traçar os planos. No segundo ano, trabalhamos as idéias na prática, para que este profissional saia da empresa já com o encaminhamento de suas atividades, que vai do voluntariado a seu próprio negócio, que é o sonho de muita gente”, diz Floro.
“Planejamento significa disciplina para gerenciarmos nossos recursos financeiros e nosso tempo. Não adianta querer guardar o que sobra no fim do mês, porque nunca vai sobrar. é preciso ter disciplina para armazenar e manter intocável a quantia relativa ao suporte à sua aposentadoria e, com a mesma importância, decidir os caminhos que estará seguindo, buscando as competências necessárias para novas direções, após o encerramento da primeira carreira, evitando uma descontinuidade nas atividades e os traumas que a acompanha”, finaliza Floro.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]