Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
10/01/2011

Renda Fixa ou MIX III?

O mundo experimenta uma crise econômica que persiste em continuar. Países com sólidas economias, pelo menos até então, enfrentam dificuldades financeiras e negociam socorro internacional. Diariamente somos bombardeados pela mídia sobre a crise lá fora e o impacto em nossa economia. Uma indicação desse impacto é o comportamento das bolsas de valores que oscilam conforme o humor do mercado, afetando a todos, de uma forma ou de outra. Isto repercute no rendimento das aplicações dos recursos financeiros destinados a garantir renda de aposentadoria, atual ou futura, dos participantes da PREVIG.

Neste ano, até o mês de setembro, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo – Ibovespa – acumulou perda de 24,50%. Naúltima grande crise, em 2008, provocada pelas perdas no mercado imobiliário americano, o índice Ibovespa registrou uma queda de 41,22%. Esses movimentos acentuados de perda deixam muitos investidores sem dormir, apreensivos e não seria diferente com os participantes de fundo de pensão que acumulam recursos financeiros durante um prazo mais longo para, no futuro, suportar as suas aposentadorias.

Embora o desempenho das aplicações financeiras afete o patrimônio dos dois planos de benefícios administrados pela PREVIG, plano BD e plano CD, esteúltimo é o mais sensível à volatilidade (oscilação) do mercado em função de suas características. Enquanto no plano BD os recursos em renda variável representam, em 30 de setembro 2011, cerca de 4,3% do total, no plano CD esse segmento de aplicação atinge, em média, 8,9% (0% renda fixa; 2,7% Mix I; 12,7% Mix II; e 22,7% Mix III). Observe no gráfico abaixo que, muito embora o Ibovespa apresente grande perda em determinados exercícios, o desempenho no segmento de renda variável tende a uma oscilação menor, decorrente da qualidade da carteira de ativos.

Então o que fazer? Posso alterar meu perfil de investimento quando desejar? Indaga o Participante que está acompanhando as oscilações do mercado de ações e constatando que este ano, até setembro, o seu desempenho está sofrível. Registra-se que esta mesma pergunta também surge em momentos de euforia no mercado de ações. O participante que está posicionado em renda fixa, por exemplo, ao verificar o bom desempenho da bolsa de valores e, conseqüentemente, o desempenho dos demais perfis de investimentos do plano, deseja alterar o seu perfil para outro que contenha uma parcela de recursos em renda variável. Entretanto, de acordo com o Regulamento do Plano CD, o participante pode, caso deseje, alterar o seu perfil de investimento a cada ano, em março, para vigorar a partir de abril.

Sempre que a Bolsa de Valores apresenta queda ou elevação acentuada, surge a questão da opção pela troca de um perfil de investimento para outro em prazo menor que um ano. Na maioria das vezes, o que motiva este pedido de migração é o movimento passado do mercado de renda variável, ou seja, se o Ibovespa subiu muito queremos ir para o Perfil MIX III, se caiu muito queremos ir para o Perfil Renda Fixa, entretanto, essas atitudes não são aconselháveis. Agindo assim estaremos comprando ações na alta e vendendo-as na baixa, O mais adequado é olhar para o futuro. Porém, podem faltar referências para decifrar o que vai acontecer com os mercados. Os melhores especialistas também erram nestas previsões.

Quando a mudança de perfil de investimento vem baseada no caráter especulativo de curto prazo, estamos fugindo do objetivo principal da administração de recursos previdenciários, que é a busca da rentabilidade no horizonte de longo prazo. Desta forma sugerimos que a tomada de decisão quanto ao perfil de investimentos seja baseada; (1º) no horizonte de tempo disponível para investimentos (quanto maior o tempo de permanência no mercado de trabalho, maior a propensão a correr risco); e (2º) na tolerância que cada um tem a risco (para alguns ter 30% em renda variável é pouco, para outros é um exagero. Se você sempre aplicou seus recursos em caderneta de poupança, demonstra ter um perfil conservador).

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido