O que fazer com aqueleóleo que sobra na frigideira ou na panela? Quem cozinha provavelmente já teve essa dúvida. Se você acaba jogando no ralo da pia está prejudicando o ambiente e perdendo a chance de ganhar uma renda extra.
De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), 1 litro deóleo despejado irregularmente pode prejudicar até 25 mil de litros de água. Além disso, oóleo pode entupir o encanamento da sua cozinha, afetar a rede de coleta de esgoto e até o seu bolso.
Para ajudar o meio ambiente, o ideal é colocar oóleo usado em garrafas PET’s e doá-lo. Existem várias cooperativas e ONGs de reciclagem que recolhem esseóleo de cozinha para ser transformado em biodiesel. Alguns supermercados também fazem essa coleta. Procure o ponto mais próximo da sua casa.
Faça você mesmo
Se você prefere fazer a própria reciclagem e ainda ganhar um dinheiro com isso, pode usar oóleo usado para fazer sabão de pedra caseiro, que é mais biodegradável (decomposto naturalmente pela natureza) do que o sabão em pó normal.
Conversamos com a dona de casa, Marleide Braga, que deu a receita.
Ingredientes
5 litros deóleo usado
1 litro de soda cáustica
1 litro de água fervente
1 copo (200 ml) de sabão em pó
11 caixinhas de leite vazias e lavadas
Caso você queira deixar o seu sabão mais espumante acrescente 250 ml (meio frasco) de detergente líquido.
Como fazer
Misture todos os ingredientes em um balde grande. “A soda cáustica deve ser colocada porúltimo. Tome cuidado com a água fervente”, orienta Marleide.
Depois, mexa tudo sem parar durante 40 minutos, até o líquido ficar com a consistência de uma massa grossa.
Em seguida, coloque a massa dentro das caixinhas de leite e deixe descansar por três dias. Mantenha em local seco, arejado e não exponha ao sol.
No terceiro dia, corte a caixinha de leite em quatro pedaços e pronto!
Rendimento: 1 receita = 44 pedras de sabão.
Fonte: Meu bolso em dia
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]