No verão ele faz o maior sucesso. Mas quando chega o inverno, o sorvete deixa de ser o protagonista para dar lugar aos cafés e cappuccinos bem quentinhos. Muita gente abre mão desse alimento por acreditar que ele prejudica o organismo durante os meses mais frios, contribuindo para gripes, resfriados, dores de garganta. Será? O otorrinolaringologista Valmir Murbasch esclarece o assunto.
Gripes e resfriados
De acordo com Murbasch, não há pesquisas que comprovem o surgimento de gripes e resfriados por causa da ingestão de sorvetes. Os responsáveis por essas doenças são os vírus. Isso vem das ‘mães de antigamente’ que contavam essas histórias para os filhos. é um mito que foi passando de geração em geração, explica.
O otorrinolaringologista afirma que poucas pessoas têm sensibilidade ao gelado. No geral, condições climáticas é que favorecem o surgimento desses males, tais como a mudança brusca na temperatura, a poluição intensa e ar com pouca umidade.
Alívio da dor
Quando médicos e dentistas recomendam o consumo de sorvete após cirurgia de amídalas ou extração do dente siso, não é à atoa. Por ser gelado, ele evita hemorragias no local. O raciocínio é o mesmo de quando a gente bate o joelho e coloca gelo para aliviar a dor, explica Murbach.
Consumo de sorvete no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, o consumo desse alimento está crescendo. Em 2011, o consumo per capita foi de 6 litros, quase o dobro da quantidade registrada em 2003, de 3,82 litros. O sorvete cada vez mais deixa de ser apenas sobremesa para se tornar alimento, consumível em qualquer momento do dia e em qualquer estação do ano, defende Thaine Cal, gerente de marketing da Sorvetes Jundiá.
Nutritivo
O sorvete é uma fonte de proteína, carboidrato e lipídeo. Como alguns possuem até 70% de leite na composição, é possível encontrar o mineral cálcio, fundamental para formação e manutenção de dentes e ossos. Por outro lado, alguns tipos de sorvete são ricos em gordura, que confere a textura macia. Por isso, olhe sempre a tabela nutricional e dê preferência aos sorvetes feitos com fruta e água, que são menos calóricos. Para quem sofre de diabetes, existem as opções de sovertes diets.
Fonte: AN
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]