Falta de espaço e de tempo não são motivos para você desistir de ter uma horta dentro da sua casa ou apartamento. Com um pouco de dedicação dá para você cultivar várias ervas e legumes que podem ser usados no preparo de alimentos. Além de ajudar você a levar uma comida mais fresca e saudável (livre de agrotóxicos) para a mesa da sua família, você pode economizar um dinheiro no mercado e/ou feira na compra desses itens.
Antes de decidir ter uma horta em casa é preciso analisar a sua varanda, quintal e/ou jardim e ver qual espaço disponível você tem. é importante ver onde bate Sol (o ideal é pelo menos quatro horas por dia) e qual lugar não bate muito vento, pois ele pode prejudicar a sua pequena plantação. Você pode escolher um canto do jardim ou uma área cimentada, nesse caso a horta será em vasos. Depois você precisa decidir o que vai plantar. Antes disso vale uma pesquisa, uma conversa com alguém que tenha uma horta ou falar com um especialista, fica mais fácil definir quais os cuidados você precisa ter com a plantação e em qual horário dá para incluir essa tarefa na sua rotina.
Mãos à obra
Não importa se você tem um espaço grande ou pequeno. O indicado é começar a sua horta devagar e aos poucos ir aumentando as espécies. Assim você se acostuma com os cuidados (plantio, rega, poda, adubo). Se você mora em apartamento é possível fazer a sua horta na varanda ou na área de serviço. Você pode usar canteiros portáteis. Assim você utiliza melhor o espaço e se precisar pode levar a sua horta para qualquer lugar. Mesmo em pequenos espaços você pode plantar ervas e mudas de frutas e legumes. A maioria pode ser plantada em lugares com pouco solo. Mas é importante prestar atenção ao espaço que tem disponível nos vasos para evitar misturar as espécies.
Plantando
Não adianta comprar vários equipamentos e mudas se você não deseja realmente se dedicar. Você pode reaproveitar vários utensílios que tem na sua casa. Dá para abusar de baldes velhos e até latas e potes plásticos que iriam para o lixo. Além de servirem como vasos, você ajuda a cuidar do planeta e economiza dinheiro.
Temperos direto da horta
Não sabe quais espécies plantar? Isso depende bastante do que você e sua família gostam de comer, da época do ano, espaço que tem disponível e também da intensidade que o Sol bate na sua horta. Você pode usar sementes orgânicas que são aquelas que você pode pegar com um conhecido em outra horta. Se não encontrar você pode comprar sementes em lojas de jardinagem. Elas são vendidas em saquinhos e na embalagem tem todas as informações sobre: período e forma de plantio e espaçamento das mudas. Independente do espaço que você tenha as ervas são umótima opção para começar. Pois em pouca quantidade já mudam o sabor das receitas. Alface e cenoura são espécies indicadas para quem tem bastante espaço para plantar mudas diferentes. Pois depois de cuidar meses delas, você colhe, come e deixa um grande vazio na horta.
Cuidados Especiais
água: A rega pode variar de acordo com cada espécie. Mas de modo geral é importante regar pelo menos uma vez ao dia, pela manhã ou final de tarde.
A terra deve ficar sempreúmida , mas nunca enxarcada. Quem mora em andares mais altos pode regar a horta mais de uma vez ao dia. Pois o vento resseca mais o solo.
Adubo: Dá para reaproveitar as sobras de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, pó de café e saquinhos de chá para fazer o seu adubo natural. é só misturar tudo, afofar a terra com um garfo ou ferramenta adequada e colocar na planta. E quem tem jardim não precisa tirar as folhas secas que caem na terra, pois elas também servem como adubo.
Plantio: O indicado é não plantar mudas diferentes no mesmo canteiro. Mas se quiser você pode juntar as que têm necessidades parecidas e que são da mesma família, como os temperos (alecrim e manjericão; salsinha e cebolinha) ou os legumes (cenoura e beterraba).
Fonte:Meu Bolso em Dia
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]