A compra de materiais escolares sempre causa grandes preocupações para os pais. Como gastar menos e onde encontrar produtos de qualidade?
Algumas dicas são importantes na hora de comprar os materiais escolares:
1. Reúna vários pais para comprarem os materiais em conjunto. Se as compras de materiais escolares ocorrerem em conjunto com outros pais, a possibilidade de conseguirem preços menores nas negociações aumenta. Não fique preocupado com a quantidade de pais, basta juntar duas ou três famílias com filhos cursando as mesmas séries.
2. Faça um levantamento dos materiais que sobraram do ano anterior. Depois verifique o que pode ser reaproveitado. A economia pode ser considerável!
3. Recicle materiais! O ato de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais é muito positivo! Além de gerar uma economia no bolso dos pais, desenvolve uma consciência crítica nas crianças, o espírito lúdico e, o nosso planeta agradece. Mas como fazer isso? Você pode juntar os materiais mais desgastados e dar a eles uma nova vida. Por exemplo, você pode juntar folhas de cadernos usados e construir uma capa nova.
4. Analise a lista de materiais e verifique se é possível comprar somente o material que será utilizado no primeiro semestre de 2013. Dessa forma, o desembolso de dinheiro será menor!
5. Veja a possibilidade de trocar os livros didáticos entre os alunos da própria escola. Essa é uma maneira de estimular as crianças e os adolescentes a fazerem um bom uso do livro didático, pois, no próximo ano, outro aluno poderá utilizar o mesmo livro!
6. No momento de efetuar as compras, não leve em consideração apenas os desejos dos filhos, isso poderá representar umônus elevado, pois eles são influenciados pelos amigos e pelo marketing publicitário, por isso desejam os produtos da moda e que apresentam imagens de artistas ou personagens de sucesso, o que eleva os preços dos produtos. Por isso, os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e sempre que possível, devem conversar com os filhos para que eles entendam a diferença entre os preços dos materiais.
7. Na hora da compra é fundamental saber falar e se expressar, buscando a melhor opção de pagamento. Para isso, é preciso ter disciplina! No momento da compra é fundamental uma boa abordagem, para que a obtenção do melhor preço ocorra de forma segura e inteligente, sempre faça a pergunta: quanto custa este produto a vista? Isto trará um efeito muito positivo no seu bolso!
8. Existem diversas formas de abordar um vendedor! Algumas dicas são importantes: escolha bem a marca do produto, pesquise o preço na internet e em pelo menos três lugares com visitas presenciais, negocie a vista e pague a prazo, mas as prestações devem caber em seu orçamento mensal futuro. E não esqueça de ser cordial com o vendedor, pergunte seu nome e cumprimente-o, ele certamente lhe ajudará nesta negociação.
9. Atualmente a compra pelo mercado eletrônico é uma realidade para muitas famílias e, há casos, em que o preço das lojas virtuais é inferior aos das lojas de rua e shopping. Mas, não esqueça de ficar atento ao prazo de entrega, por isso é preciso comprar com antecedência.
10. Faça compra de produtos para o recreio em atacados. Dessa forma, você fará uma economia na merenda escolar. Mas nunca deixe de considerar os componentes nutricionais dos produtos comprados, um bom balanceamento nutricional é fundamental para o seu filho. Aproveite também para ensiná-lo a comprar e consumir somente o necessário, evitando o desperdício de alimentos.
Fonte: Educacaofinanceira.com
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]