No Inverno, com o uso de aquecedores e torneiras elétricas, a tendência é que a conta de luz vá às alturas. No entanto, algumas mudanças simples na rotina podem poupar energia, recursos naturais, assim como o seu dinheiro no final do mês. Veja abaixo algumas dicas práticas para economizar energia elétrica em casa durante a estação mais fria do ano, sem perder o conforto.
No momento de desligar equipamentos eletro eletrônicos, existem dois caminhos: o primeiro, desligar no botão, e o segundo, mais recomendado e econômico, retirar os plugs da tomada. Até carregadores de celular sem uso continuam gastando energia desnecessariamente quando plugados.
O modo de stand-by não ajuda muito. O consumo médio de som, TV, DVDs ou rádio relógio utilizando este recurso é de 15 kWh cada um por mês. Atenção, um outro aparelho que fica 24 horas por dia ligado e nem sempre nos damos conta é o decodificador de sinais de TV a cabo. O filtro de linha é umaótima opção para facilitar o liga e desliga.
Quem trabalha em casa também deve ficar atento ao uso dos aparelhos. Se for necessário manter o computador funcionando durante um longo período, desligue o monitor. Impressora e scanner estão parados? Remova-os da tomada.
O chuveiro é o responsável pelo maior consumo de energia elétrica em casa. No frio, o aumento é de até 30%, considerando a temperatura regulada no modo inverno. Programar banhos para os horários quando a temperatura ainda não caiu sãoótimos hábitos durante a estação.
Você ainda tem lâmpadas incandescentes em casa? Saiba que este tipo de lâmpada está com os dias contados, elas deixarão de ser comercializadas até 2015. Aproveite pra atualizar a iluminação de casa com lâmpadas do tipo fluorescente compacta (LFC) que podem gerar economia de até 75% na performance mensal da sua casa.
Durante o dia, dê preferência à iluminação natural abrindo cortinas, janelas e persianas da sua casa. Tem reformas em vista? Evite pintar o teto e paredes internas com cores escuras, que exigem lâmpadas mais fortes e consomem mais energia.
No inverno, as roupas demoram mais tempo a secar. Aproveite para juntar um volume maior de roupa suja antes de usar a máquina. Ciclos que utilizam a capacidade máxima da lavadora acabam sendo mais econômicos.
O mesmo vale na hora de passar roupa. Se possível, faça isso em umúnico dia da semana. Passe primeiro as peças que requeiram temperaturas mais baixas e sempre que o tempo permitir use o varal, em vez da secadora de roupas.
Fonte: Casa Eletrolux
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]