Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
03/11/2014

Como combater o envelhecimento aos 60 anos

Dorme-se menos, e a insônia é comum. Aumenta a incidência de doenças degenerativas, como o Alzheimer. A capacidade de regeneração dos tecidos é menor. Osteoporose e tendência à redução da atividade física aumentam o tempo para a recuperação de traumas. Cresce a sensibilidade da pele à ação danosa do sol. Na sexta década de vida, o desgaste nas articulações se acentua, como também a vista cansada, aumentando mais a dependência deóculos. A audição fica menos sensível. Os músculos perdem massa e encurtam. A importância de uma atividade física nas décadas anteriores será decisiva para minorar os efeitos desse acúmulo de perdas. Um exemplo extremo dessa relação entre uso, ganhos ou perdas: músculos não exigidos no dia a dia, como o bíceps, podem atrofiar.

Veja mais dicas para combater o envelhecimento

Selênio para combater o envelhecimento

O coração perde força e, em consequência, bombeia menos sangue para o resto do organismo, diminuindo a disposição geral. A partir dos 60 anos se acentuam as doenças cronicodegenerativas, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doenças cerebrovasculares, declínio cognitivo, osteoporose, osteartrite e depressão, como relata o geriatra Rodolfo Schneider. “Também aumenta a necessidade do uso de medicações e o risco de eventos adversos relacionados a eles.”

Nutrição

A perda de massaóssea e força muscular que antes equivalia a 10% por década, a partir dos 60 anos, é de 10% por ano. Além disso, há perda expressiva de ferro e cálcio. Os alimentos mais indicados, conforme a nutricionista Mônica Dalmácio, são as proteínas de boa qualidade e procedência, carboidratos integrais, que já são recomendados nas décadas anteriores, e alimentos antioxidantes (verdes folhosos, frutas, verduras e legumes), que combatem o envelhecimento natural. “é indicado o consumo de leites e derivados no café da manhã e no lanche (alimentos ricos em cálcio) e carne vermelha magra e fígado (ricos em ferro).”

Atividade física

A incidência aumentada de problemas de saúde, nesta fase, torna recomendável a consulta ao médico para definição da atividade física, de acordo com o perfil de saúde de cada um nessa altura da vida. De modo geral, porém, atividades na água e caminhadas geralmente não têm contraindicações. “é necessário aumentar e dar prioridade a práticas que melhorem a flexibilidade e a força, e como meio de viabilizar as tarefas diárias como dirigir, subir escadas, atravessar a rua”, enfatiza o preparador físico. Alexandre lembra ainda que a partir dessa faixa etária aumenta a incidência de queda por fraqueza muscular e começa a haver falta de amplitude nos movimentos cotidianos.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido