Quando o assunto é a prevenção de encrencas como o infarto e o derrame, adotar uma dieta saudável está entre as estratégias mais eficazes. Veja os ingredientes indispensáveis ao coração.
Aveia
Incluir esse cereal nas receitas, ora salpicado nas frutas, ora na versão mingau, vai fazer o coração bater mais feliz. A aveia contém betaglucana, que é um tipo de fibra solúvel.
No nosso intestino essa substância se liga à água e forma uma espécie de gel. Assim ajuda a arrastar o excesso de colesterol para fora do organismo, o que contribui para manter longe o perigo do infarto.
Uva roxa
O colorido da fruta denuncia a presença de um grupo de pigmentos batizado como antocianinas. Essa turma tem sido festejada pela sua ação antioxidante e tal mecanismo é importante no combate aos radicais livres, uma tropa de moléculas que, em excesso, está por trás de estragos nas paredes de nossas artérias. Além de degustar o cacho no dia a dia, vale apostar no suco de uvas integral e sem adição de açúcar.
Oleaginosas
Nozes, avelãs, amêndoas e as brasileiríssimas castanhas de caju e do Pará fazem parte de um grupo chamado pelos especialistas de oleaginosas. Elas concentram tanto os ácidos graxos monoinsaturados, quanto as poli-insaturados, que são reconhecidos como gorduras aliadas da saúde cardiovascular. Não bastasse, trazem ainda outros ingredientes protetores, caso da vitamina E e do selênio, dois potentes antioxidantes, que – como você já sabe – impedem o acúmulo de colesterol nos vasos.
Peixes ricos emômega-3
Salmão, atum, sardinha são excelentes fornecedores dessa substância benéfica. Pesquisas mostram que essa gordura diminui o risco de coágulos, o que favorece a boa circulação do sangue e dá um chega pra lá em encrencas como o acidente vascular cerebral, o derrame.
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]