Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Tempo e dinheiro: se souber usar, não vai faltar

Qual é o seu bem mais precioso? Minha casa, meu carro, minha coleção de artes, talvez seja a resposta imediata que lhe vem à mente. Mas, se abstrairmos um pouco e pensarmos em coisas que o dinheiro não compra, a resposta seria outra. Minha saúde, minha família, meus amigos, são respostas possíveis.

Talvez você tenha pensado que o tempo é o seu bem mais precioso. Diferente das outras riquezas que acumulamos durante a vida, o tempo é um presente que ganhamos no dia do nosso nascimento, cuja contagem regressiva se inicia nesse exato momento.

Não sabemos exatamente quanto tempo teremos, mas sabemos que mais cedo ou mais tarde ele se esgota. O tempo não está à venda. Nenhum dinheiro do mundo pode comprar algumas horas além das 24 diárias, ou 20 anos a mais de vida.

TEMPO

Talvez seja uma reclamação de todos nós: a de que precisamos de mais tempo. Curiosamente, o aumento na oferta de produtos e serviços associado ao avanço da tecnologia nosúltimos anos nos proporcionou muito mais tempo.

Uma viagem interestadual, por exemplo, que antes era feita exclusivamente por transporte rodoviário e podia demandar alguns dias da sua agenda, agora pode ser feita em poucas horas, mediante transporte aéreo, por um valor que podemos pagar.

Na área de telecomunicações, os avanços foram enormes e trouxeram velocidade e acesso a informações e comunicação entre profissionais, familiares e amigos. Uma mensagem, antes enviada por carta, podia levar 30 dias para chegar ao seu destino. Hoje, em poucos segundos o contato acontece.

é indiscutível que ganhamos tempo. A pergunta é: como estamos usando esse tempo “extra”? Trabalhando mais? Ficando mais tempo com a família? Mais tempo para lazer e descanso? Quem decide o que você deve fazer com as 24 horas diárias de que dispõe? Você decide!

Gerencie sua agenda e não assuma mais compromissos e responsabilidades do que pode entregar. Seja mais produtivo. Aprenda a fazer mais em menos tempo.

DINHEIRO

Assim como o tempo, dinheiro é uma mercadoria que parece escassa para muitos de nós. Não temos dinheiro para fazer tudo o que queremos, tudo o que precisamos e merecemos. As empresas empregadoras posam de vilãs porque muitos acreditam que ganham menos do que deveriam. Mas será que você ganha pouco ou a verdade é que gasta muito?

O dinheiro é seu, foi ganho com muito trabalho, esforço e suor, e ninguém melhor do que você para decidir o que fazer com ele. Escolhas precisam ser feitas e lembre-se de que, para cada escolha, existe uma renúncia.

Você será colocado sob pressão inúmeras vezes. Situações do tipo “eu quero”, como tende a exigir uma criança birrenta; “todos os meus amigos têm”, como diz o filho adolescente sobre alguma roupa da moda; “eu mereço”, quando precisamos de alguma coisa para compensar alguma frustração ou falta de reconhecimento no trabalho, na família.

Para tentar resolver esse difícil dilema, temos que limitar as despesas e desfrutar dos pequenos prazeres que o dinheiro pode nos proporcionar. Na moradia, pense no conforto e na segurança do seu lar e no benefício da convivência familiar. Aquele churrasco feito em casa, regado a cerveja, com amigos, por exemplo, bom e barato.

No campo da alimentação, pense na importância da dieta saudável e naquela comidinha caseira que é aúnica que não enjoa. Ir a restaurantes e bares tem o seu glamour, então faça isso uma vez por semana ou por mês. Seu vestuário pode ser simples, criativo e bem-humorado. Quando a elegância é necessária, ela está muito mais no seu porte, na sua atitude do que na roupa que você veste.

Reserve dinheiro para sua educação e a dos filhos; pense que está investindo na sua formação, na oportunidade de um emprego melhor, na sua carreira, no seu futuro e no futuro dos seus filhos. é chato e dá trabalho controlar todas as nossas despesas. Mas esse controle e planejamento deixam claro que não há dinheiro suficiente para tudo o que queremos e precisamos fazer.

Se você está gastando mais do que ganha, convoque a família para um papo sério.Vocês terão que abrir mão de algumas coisas agora para construir um futuro mais sustentável e prazeroso! Transforme o preço do que você quer comprar em dias de trabalho. é um bom parâmetro para ver se vale a pena e medir o tamanho do esforço necessário para pagar essa conta

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido