A convivência com os colegas de trabalho deve ser agradável para não interferir na produtividade da equipe. Muitas vezes, eles dão o apoio necessário para os problemas cotidianos e dividem os principais acontecimentos de suas vidas. No entanto, ainda que o relacionamento seja bom, algumas atitudes podem tirar o time do sério – a começar por palavras ditas.
A escritora Ritika Trikha fez uma pesquisa para o site CareerBliss para listar seis frases que irritam os colegas de trabalho e por quê. Confira:
“Eu estou muito ocupado!”
Todos que estão ao seu redor devem estar ocupados – do contrário, talvez nem estariam no trabalho. Ou seja, o ideal é não supervalorizar suas tarefas perante os colegas. Uma forma melhor de dizer a mesma frase seria “estou finalizando uma questão, podemos retomar o assunto mais tarde?”.
“Eu sou um advogado!” (ou qualquer outro cargo e profissão)
Os bons argumentos são o suficiente. No trabalho, não há necessidade de repetir para todos a sua formação ou suas qualificações, seja mestre, doutor etc.
“Tenho certeza de que não é gripe, mas apenas um resfriado…”
Mesmo que as tarefas acumulem, é melhor se recuperar de qualquer doença ou mal-estar em casa. Assim, os outros colegas correm menos risco de também ficar doentes.
“Eu acabei de me encontrar com o [nome de alguém importante].”
Divida apenas o que tem valor para a equipe, sem se gabar. Novamente, não há necessidade de expor questões que não importam para seus colegas.
“Desculpe me intrometer…”
Ainda que dê para ouvir as conversas dos colegas, isso não significa que todos possam fazer parte delas. Evite se intrometer sem ser convidado a participar.
“Como você faz isso mesmo?”
Está certo que cada um tem uma velocidade de aprendizado, mas o melhor é tentar não repetir a mesma pergunta todas as vezes. Quando for novidade, demonstre interesse e anote todas as informações que achar importantes para o seu trabalho, depois tire dúvidas quando necessário.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]