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Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Como andam a Educação Financeira e o Comportamento dos brasileiros?

Recentemente, a Serasa Consumidor, o IBOPE Inteligência e o Instituto Paulo Montenegro apresentaram os resultados sobre o IndEF 2014 – índice de Educação Financeira. O índice, que foi desenvolvido em 2012, teve sua primeira divulgação no ano passado. O IndEF leva em consideração três dimensões relativas às finanças, que são classificadas numa escala de 0 a 10 e têm pesos diferentes na composição do índice total:
  • Atitude (24%);
  • Conhecimento (26%);
  • Comportamento (50%).
De acordo com os responsáveis, “o subíndice Conhecimento avalia o entendimento de conceitos financeiros, o Atitude avalia como o entrevistado enxerga a sua relação com o dinheiro e, por fim, o Comportamento mede as ações do entrevistado no seu dia a dia”.

Como anda o comportamento dos brasileiros em relação ao dinheiro?

Os resultados revelam que indivíduos com um índice maior de Conhecimento não necessariamente apresentam índices melhores de Comportamento. Essa conclusão reforça uma das premissas básicas da Psicologia Econômica, de que informação não basta para que as pessoas tomem melhores decisões financeiras para suas vidas. Não é a informação e conhecimento em si, e nem o acesso a produtos e questões financeiras, que levam a um comportamento mais adequado.

O comportamento, ou seja, aquilo que as pessoas efetivamente fazem (ou deixam de fazer) é a parte visível do processo interno de tomada de decisão. A informação é um ingrediente neste processo, e como tal não tem o poder de alterar o processo. Se o processo estiver inadequado, nem a melhor das informações poderá melhorá-lo.

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