Imposto sobre a Propriedade de Automóveis (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), matrícula escolar, água, luz. Essa são algumas das contas da médica Lucélia Bernardino. Ela tem três filhos e diz que tantas despesas trouxeram dor de cabeça à família. Porém, o sofrimento de antes deu lugar ao planejamento. “Logo que a gente casa, acaba aumentando os gastos. Não sabia exatamente como controlá-los. Nós [o casal], então, começamos a colocar tudo no papel. No início foi mais complicado, mas agora já tiramos de letra”, afirmou a médica.
Lição aprendida e repetida a cada mês. Atualmente a profissional utiliza uma planilha para saber quais são os gastos familiares e coloca tudo no papel. Segundo ela, somente desta forma é possível terminar o ano no azul. “Nós temos dividido os gastos da seguinte forma: a gente já separa uma parte do nosso ganho para as contas fixas, que já são existentes. O que sobra é dividido: uma parte para emergência, uma para lazer, e outra para viagem. A gente tem que dividir desta forma, priorizando as contas fixas”.
Quem aprova o hábito da médica é o consultor financeiro Everson José Juarez. Segundo ele, o planejamento é oúnico segredo para a população não se endividar durante o ano. “A pessoa que faz isso age de maneira correta. Põe no papel para quem deve, quanto deve e o valor que deve. Assim, uma parte do dinheiro extra que entra, como um abono salarial ou o 13º salário, pode ser deixada para suprir as despesas. A outra parte é voltada para consumo”.
Ainda conforme o consultor financeiro, se durante a organização das contas as pessoas perceberem que não sobrará dinheiro, é hora de dar mais atenção a um dos gastos. O consultor ainda acrescenta que se tudo for colocado no papel ,é possível observar quais são os excessos. Além disso, quando todos os gastos estão detalhados, a vida financeira se torna mais fácil, conforme ele.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]