Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
01/06/2015

A questão não é quanto ganha, mas sim quanto gasta!

Pelas minhas andanças tenho conversado com muitos empresários e profissionais liberais e empreendedores que aparentemente progrediram de vida nosúltimos anos, porém infelizmente, muitos deles ainda não entenderam a regra básica de sobrevivência, que é gastar menos do que ganha.

O que quero alertar hoje é que tudo é uma questão de Perspectiva e de Padrão de Vida. Para muitos, o que ganha é o suficiente para se manter, se divertir e poupar, para outros, precisaria de quase duas vezes o que ganha para continuar mantendo o que ele acha importante ter, mostrar e fazer.

Eu sei que muitos se apresentam de forma que não podem bancar, simplesmente porque precisa ser socialmente ou profissionalmente igual ou melhor que seus pares. Eu entendo e tenho pensado muito sobre isso em relação aos Empreendedores.

Outro dia li um texto do Tony Robbins que dizia que somos como uma “máquina de fazer dinheiro”. Se você parar de trabalhar, a máquina para, o fluxo de caixa para, sua renda para, ou seja, você recebe de volta apenas o que você colocar nela.

Mas a questão principal é: Sua máquina NãO pode continuar trabalhando até que você tomar a decisão financeira mais importante da sua vida: 1) Qual parte do que você ganha você vai usar para se manter? 2) Quanto você vai reservar? 3) Quanto você vai usar para pagar gastos extras? Mesmo que seja variável, transforme tudo em percentual e tem que seguir isso.

A ideia é simples e básica, passa por fazer um orçamento das despesas, avaliar o que é necessidade mesmo e só gastar aquilo que for preciso. Agora, se as suas necessidades são maiores do que você ganha, trate de reduzir rapidamente o seu PADRãO DE VIDA. A menos que você esteja disposto a trabalhar mais só para rolar e pagar juros bancários ou do cartão de crédito. Não adianta por exemplo, ganhar R$ 3 mil e gastar R$ 5 mil.

Acredite, o Padrão de vida é uma questão de costume, você vai se acostumar rapidamente ao enquadramento do seu orçamento, basta começar. Ahh, lembre-se que no mundo real, Show off não é investimento!

A questão NãO é relativa a deixar de fazer todas as coisas que te dão prazer só pra economizar, mas deixar de fazer algumas coisas que você faz só pra “aparecer”. O ideal é gastar menos e apenas em que for necessário. Por exemplo: Por que morar em um lugar que não se encaixa no seu orçamento? Por que tem um carro que o IPVA e o seguro são caros e pesam no seu bolso? Por que usa roupa de marca, se você pode usar um Fast fashion?

Não adianta viver só para trabalhar e sei que não podemos abrir mão de todos nossos pequenos prazeres, porém, como disse, o importante não é quanto você ganha, mas como gasta seus recursos.

Uma boa notícia é que os valores estão mudando, hoje a sociedade e o mercado dá muito mais valor ao capital intangível, o intelectual, do que em outras épocas. Coisas como colaboração, compartilhamento e reciprocidade são as moedas mais valiosas deste século. Portanto, se quer ou precisa aparecer, economize seu suado dinheiro com bens materiais e “Show off” de outra forma.

Se você se identificou com o que eu relatei aqui, aproveite e comece agora a olhar por outras perspectivas e a repensar suas despesas, pois o homem só tem valor na área intelectual pelo o que ele sabe e, na área financeira, pelo o que tem no caixa e não pelo o que ele aparenta ter.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido