1. Evite carregar muito dinheiro e vários cartões de crédito na bolsa
Limite-se a uma quantia razoável (menos do que está acostumado). Deverá ser uma quantidade suficiente para uma emergência, mas não será o bastante para que fique em pânico se for roubado ou se perder a carteira. Quanto aos cartões, a maioria de nós necessita de apenas dois: um cartão principal e outro de reserva (no caso de não aceitarem o primeiro em algum lugar). Se tiver algum a mais, guarde em um lugar seguro de sua casa, assim como uma fotocópia para ajudar no caso de perda, assim terá fácil acesso aos números. Guarde os folhetos de promoção, cupons de desconto e vales-presente também longe da bolsa. A não ser que você esteja certo de que vai às compras com a intenção de usá-los, deixe-os em casa.
2. Guarde os recibos das compras e organize seus impostos
Tenha por perto, em uma pasta específica, todos os documentos que a Receita Federal possa lhe pedir no momento da declaração de impostos. Destrua os papéis que contenham qualquer tipo de informação pessoal (como extratos bancários ou de investimento); assim suas informações estarão mais seguras. Jogue fora aqueles cartões de crédito pré-aprovados que chegam pelos Correios em sua casa e que você não irá usar.
3. Faça uma planilha de finanças e evite atrasar os pagamentos
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Crie uma planilha para controlar seus gastos. Além disso, mantenha separados os e-mails relacionados a finanças. Em uma caixa de email abarrotada é muito fácil esquecer uma cobrança, sendo assim, crie uma pasta especial. Coloque lembretes para verificar os extratos bancários e pagamentos de cartões de crédito (uma vez por semana), pagamentos de contas (uma vez por mês), atualizar o orçamento (duas vezes por ano) e organizar seus impostos (uma vez por ano).
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